Notícia

Por, Bairros de Maceió - 03/02/2011

B. BENTES - Ex-catadores do lixão visitam as obras da Central de Triagem

Os ex-catadores do lixão de Jacarecica visitaram as obras de construção da Unidade de Tratamento e Central de Triagem, que está sendo erguida no Loteamento Freitas Neto, no Benedito Bentes. Acompanhada de técnicos da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), uma comissão conheceu onde será a futura instalação. Antes de chegarem até a área, eles também estiveram no bairro da Santa Lúcia, onde será erguida uma estrutura semelhante.
A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC1), do governo federal, e também tem contrapartida da Prefeitura de Maceió. O trabalho de construção já começou e, mesmo em estágio inicial, foi possível ao grupo de trabalhadores ter uma clara ideia de como será o prédio. No galpão, além de atividades de reciclagem, está prevista a realização permanente de ações sociais.
Todo o projeto de inclusão e de desenvolvimento das famílias nasceu na Slum, depois que o diagnóstico feito pelo Departamento de Serviço Social apontou a vulnerabilidade dos ex-catadores. De modo informal e em condições de total insalubridade, os envolvidos com a retirada de lixo disputavam espaço em meio à sujeira e aos resíduos orgânicos.
Diante dessa constatação, foi elaborado o projeto, que já começa a se tornar realidade. Como contrapartida, o município atua na capacitação dos catadores. Na primeira etapa, eles participaram de duas oficinas que trataram do relacionamento interpessoal e da resolução de Conflitos, além de outra que destacou a motivação para o trabalho, com o objetivo de facilitar a atuação do grupo no novo modo de atividade coletiva.
O próximo passo envolve a realização de palestras com representantes da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB) e do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: SECOM Maceió

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top