Notícia

Por, Bairros de Maceió - 02/02/2007

BEBEDOURO - Parque Municipal, opção de lazer e educação ambiental

Preservar os ecossistemas existentes, promover atividades esportivas e o lazer, incentivar a pesquisa científica, além de promover a educação ambiental são os objetivos do Parque Municipal de Maceió, que é um lugar com muito verde, propício para caminhadas, contemplação da natureza, além de relaxamento e meditação.

O Parque Municipal é uma reserva de Mata Atlântica, situado na parte oeste da cidade, no bairro de Bebedouro, com uma área total de 82 hectares e administrado pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Dentro do Parque são oferecidos diversos serviços para os visitantes como a distribuição de mudas de espécies da Mata Atlântica à comunidade, trilhas ecológicas, educação ambiental, com palestras e aulas práticas, além de monitores treinados para guiar pequenos grupos pelas trilhas. No parque existem diversas espécies de vegetação típica da Mata Atlântica como embiriba, sucupira, pau-ferro, embaúba, ingazeiro e pau-brasil. Também existem mamíferos como o bicho-preguiça, sagüi, cassaco, cotia, tamanduá, tatu, além de aves como galinha d'água, xexéu, sabiá-da-mata, coruja, bacurau, fura-barreira e répteis: jacaré, jibóia, camaleão e teju.

Na entrada principal do parque existe um centro administrativo, uma casa de vegetação, onde são produzidas mudas de espécies da Mata Atlântica, um posto da Guarda Civil Municipal e um espaço onde são desenvolvidas atividades educativas e de lazer com a comunidade.

Os funcionários do Par-que Municipal de Maceió já participam de um curso de Noções Básicas em Educação Ambiental e Humanização no Atendimento que teve como objetivo principal reciclar e despertar neles a importância da preservação dos recursos naturais, humanizar o atendimento aos visitantes do Parque Municipal e formar agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no próprio curso.

O parque funciona de terça a domingo das 7h às 17h e fica situado no bairro de Bebedouro.

Fonte:  Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Maceió) 
Crédito das fotos: Yvette Moura e Francisco Medeiros    

 

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top