Notícia

Por, Bairros de Maceió - 11/10/2007

CENTRO / JARAGUÁ - Somurb recupera ponte do Riacho Salgadinho

A Superintendência Municipal de Obras e Urbanização (Somurb) concluiu o serviço de recuperação da ponte do Salgadinho, na Avenida da Paz. Segundo o engenheiro Fernando Henrique Miranda, superintendente-adjunto da Somurb, devido ao meio agressivo em que está localizada, a ponte do Salgadinho estava bastante danificada pela maresia, tendo o órgão elaborado o projeto e as especificações para a sua recuperação, e contratado a execução da obra através de concorrência vencida pela empresa Engemat, especialista neste tipo de serviço.

O período de recuperação da ponte foi de 120 dias, inclusive com trabalhos no fim de semana, não prejudicando em momento nenhum a movimentação de veículos e pessoas no local.

Os serviços foram fiscalizados pelo Departamento de Fiscalização de Obras e Serviços da Somurb. O trabalho consistiu na retirada de todo o concreto em estado de segregação até atingir o concreto sólido, colocação de ferro positivo em todas as vigas, como também ferragem de pele nas laterais, sendo essas ferragens solidarizadas à estrutura através de estribos ancorados no concreto antigo com compond fix. Foi dada uma camada de proteção às ferragens com pintura em Armatec. No concreto inferior foi utilizado composto Sika Grout. No concreto lateral das vigas foi utilizado concreto projetado e Sika Grout 250. Para dar melhor segurança e conservação ao acabamento final, foi feita uma pintura em Vedaprem.

Com esse reforço em sua estrutura física, a ponte do Salgadinho oferece a partir de agora e durante muitos anos, mais garantia de um tráfego seguro para veículos e pedestres que por ali circulam.

A obra, cujo valor do contrato foi de R$ 257.583, 00 foi executado com recursos próprios da Prefeitura de Maceió, passa a garantir a estabilidade da estrutura conferindo mais segurança para o sistema viário, e é mais uma medida da gestão municipal visando a melhoria significativa do trânsito na cidade.

Nota do site: A ponte do salgadinho divide os bairros CENTRO e JARAGUÁ  

Fonte: SECOM

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top