Notícia

Por, Bairros de Maceió - 29/01/2010

CENTRO - Prefeitura está reformando a Praça Deodoro

As obras de reforma da Praça Deodoro, que fazem parte da 4ª etapa do projeto de Requalificação do Centro de Maceió, prosseguem dentro do cronograma previsto. O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), prevê uma recuperação completa do espaço urbano, mas com a Praça, por ser histórica, mantendo o seu traçado para ficar com a mesma identidade visual. Na prática, a praça terá um novo calçamento, feito com o mesmo tipo de pedra do calçadão do Comércio e de outras áreas já revitalizadas, um novo projeto paisagístico, bancos com encosto, além de um moderno sistema de iluminação.

Nessa reforma, um detalhe importante: a questão da acessibilidade foi tratada com prioridade, como um dos fatores determinantes do projeto, a fim de facilitar os deslocamentos dos portadores de deficiência física e visual, com a colocação, para utilização por parte dessas pessoas especiais, de dois tipos de pisos: direcional (guia) e alerta fácil.

As mudanças não serão apenas físicas, mas também sociais, já que o projeto prevê também a retirada de usuários de drogas na região, por meio de um trabalho a ser feito em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Guarda Municipal, para torná-la um verdadeiro espaço público, mais um cartão-postal da cidade.

Em relação aos equipamentos instalados na área, o projeto prevê a remoção das duas bancas de revistas ali instaladas para uma outra área do Centro, além da remoção dos ambulantes, garantindo a liberação das áreas ocupadas para as pessoas circularem com mais facilidade.

Além da Praça Deodoro, a Prefeitura de Maceió também deverá realizar serviços semelhantes nas praças Afrânio Jorge – Faculdade (Prado), e Sinimbu (Centro), projetos a serem desenvolvidos, provavelmente, em parcerias com empresas privadas.

Fonte: SECOM - Maceió

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top