Notícia

Por, Bairros de Maceió - 27/06/2012

CENTRO - Prefeitura inaugura o Shopping Popular

Com a presença maciça de camelôs, secretários municipais e outras autoridades, a Prefeitura de Maceió inaugurou nesta quarta-feira (27) o Shopping Popular Nossa Senhora de Fátima. O local abrigará 425 ambulantes que atualmente ocupam uma área próxima à Praça dos Palmares.
A festa começou com um café da manhã no Restaurante Popular. Depois, o prefeito Cícero Almeida iniciou a solenidade dançando forró com algumas comerciantes. Em seguida, ele pediu um minuto de silêncio, quando todos fizeram uma prece em agradecimento à inauguração do local, depois de três anos de obras.
“Hoje estou muito, muito feliz, pois a entrega desse empreendimento significa um presente de Deus para todos nós”, comemorou Almeida. Em seu discurso, ele fez questão de ressaltar que se sentia especialmente satisfeito, pois já tinha exercido a atividade de camelô, quando vendeu carnês nas ruas do Centro.
De acordo com cálculos da Secretaria Municipal do Planejamento – responsável pela construção da obra –, o investimento foi de R$ 8 milhões, com verbas próprias e do Orçamento Geral da União (OGU). O Shopping Popular de Maceió é considerado uma dos maiores do Nordeste
Com a inauguração do shopping, os antigos camelôs deixarão a informalidade e ganharão o status de pequenos empreendedores. Eles terão 90 dias para regularizar a situação. Para isso, devem aderir ao Programa Simples, do governo federal, que facilita a desburocratização e legalização de pequenos empreendedores. Por conta disso, será proibida a comercialização de produtos pirata no shopping.
Além das lojas, o empreendimento terá casa lotérica e farmácia popular. Também serão instalados um elevador e uma escada rolante para facilitar o acesso dos consumidores ao local. A Prefeitura investiu R$ 1,5 milhão na compra de dois imóveis no Centro para construir o shopping popular.
A previsão é que o local abra as portas ao público até o dia 4 de julho. Hoje, os camelôs pegarão suas chaves na associação da categoria. A partir do domingo (1º), a extensão da Rua do Comércio – ao lado da Praça dos Palmares, local em que os camelôs mantêm suas barracas-, será desobstruída e voltará a ter circulação normal. Enquanto isso o Shopping começa a ter seus boxes preenchidos, para que os novos permissionários possam adaptar seus espaços.
Para o presidente da associação, Naldo Moura, a estrutura gigantesca, dotada de boxes padronizados, será um grande sucesso. “Isso representará nossa migração social”, resumiu.

Fonte: SECOM Maceió / Crédito da foto: Ricardo Penha


 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top