Notícia

Por, Bairros de Maceió - 16/06/2008

CENTRO - Requalificação vai entrar na quarta etapa

Prestes a ser executada, a quarta etapa da Requalificação do Centro de Maceió terá um enfoque social através do Shopping Popular, atendendo ao mesmo perfil do consumidor do recentemente inaugurado Restaurante Popular. O local onde o shopping será construído – o antigo Clube Português - foi sugerido pelo prefeito Cícero Almeida e recebeu a aprovação do presidente dos camelôs, Rosivaldo Moura.

Como o projeto de Requalificação do Centro da cidade será focado na sustentabilidade sócio-econômica, é necessário desenvolver uma pesquisa tanto quantitativa quanto qualitativa sobre o comércio informal em todo o Centro. O diagnóstico da área possibilitará a implantação do projeto social no Centro de Maceió, dando início à quarta etapa de uma iniciativa que vem melhorando cada vez mais a qualidade de vida de muitos maceioenses.

Quando se deu início aos trabalhos de Requalificação do Centro de Maceió,a realidade encontrada no local era bem diferente. Oferecendo poucos atrativos para novos investimentos, o Centro era considerado por muitos uma área suja, desorganizada e velha. O Projeto Centro, protagonizado pelos técnicos da Secretaria Municipal do Planejamento (Sempla), conseguiu mobilizar em seu desenvolvimento, representantes de vários outros órgãos, entidades e instituições.

De acordo com a diretora de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), a arquiteta Gardênia Nascimento, o trabalho desenvolvido foi como uma colcha de retalhos, pois reunia propostas das várias esferas convocadas para delinear o projeto.

Com o diagnóstico em mãos, deu-se início aos projetos urbanísticos e outros projetos complementares como água, luz, gás, telefone, esgoto, drenagem, entre outros. As questões sociais também foram trabalhadas juntamente com os comerciantes que puderam optar sobre o projeto e apontar dificuldades.

A requalificação de áreas centrais é um assunto que está em pauta nos dias de hoje. Entretanto, Gardênia Nascimento afirma que a implementação deste projeto em Maceió não foi uma questão de modismo. “Temos o Centro da cidade como um centro em todas as suas instâncias; ele é o centro da economia, das atividades públicas e do sistema viário. É o coração de Maceió”, afirma.

Executar o projeto, especialmente sua primeira etapa, foi o grande desafio. Nenhuma loja foi obrigada a fechar as suas portas durante o período de construções. “Não queríamos atrapalhar o faturamento do comerciante, então planejamos com a construtora uma forma de implantarmos o projeto com as pessoas circulando nas ruas ao mesmo tempo”, disse Gardênia Nascimento.

Fonte: SECOM
Crédito da foto: Nímia Braga

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top