Notícia

Por, Bairros de Maceió - 04/12/2014

CIDADE UNIVERSITÁRIA - Governo inaugura nova sede do Detran-AL

Área tem 40 mil metros quadrados e representa um investimento em torno de R$ 30 milhões, recursos próprios do Estado

Por: Mirella Costa e Marcos Moreira

Fonte: Agência Alagoas

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) vive um novo tempo. Nesta sexta-feira (05) foi inaugurada a nova sede do órgão, que consolida o processo de inovação, que teve como meta a melhoria nos serviços prestados à sociedade. A cerimônia vai acontecer no auditório do prédio, situado na Av. Menino Marcelo, no bairro Cidade Universitária, às 9h, e contará com a presença do governador Teotonio Vilela.

A obra teve início em 2013 e foi realizada com recursos próprios do Governo. O imóvel tem 40 mil metros quadrados e todo o investimento custou em torno de R$ 30 milhões. Para atender às necessidades do Detran/AL, a nova sede é composta por um prédio central, seis anexos, uma área de convivência arborizada e estacionamento. Na distribuição dos blocos, funcionarão os setores operacionais do departamento, tais como setor de veículos, infrações, educação e habilitação.

O espaço contempla agência bancária, praça de alimentação, auditório para 220 pessoas, sala de treinamento para servidores e galpões para atender o serviço de vistoria de carros. O projeto foi construído a partir das necessidades expostas por cada setor, visando ajudar na definição do formato dos seus respectivos locais de trabalho.
O Detran/AL passou por um longo período de mudanças; primeiramente no sistema; modernização nos serviços ofertados pelo órgão; investimento em tecnologia para consolidar a evolução que torna o Detran/AL com a sede mais moderna do país.

Atualmente o órgão disponibiliza mais de cinco serviços online, sendo o portal do Governo mais visitado; diversos totens de autoatendimento espalhados pelo Estado, além dos avanços nas áreas de veículo e habilitação e fiscalização.

Para a diretora presidente Ana Paula Mendes, a nova sede é fruto de muito trabalho. “Com os investimentos realizados, trouxemos o que há de mais avançado em tecnologia no mercado. O Detran/AL hoje é uma referência no país com uma estrutura que dignifica o atendimento à população e leva comodidade aos usuários do sistema de trânsito”, avaliou.
Para melhorar a segurança nas ruas, o Detran/AL investiu no videomonitoramento; para segurança na qualidade dos condutores, implantou o exame prático monitorado com sistema de telemetria; aumentou a segurança e credibilidade nas fiscalizações de trânsito, através da Lei Seca e das blitz com utilização da tecnologia OCR; para aumentar a segurança dos veículos, desenvolveu a vistoria eletrônica e sistema de controle de lacres.
Além disso, foi identificado que os jovens são os maiores causadores de acidentes. Então foi investido em educação para o trânsito, levando material didático e equipe de técnicos que capacitaram professores em todo o Estado. A equipe de educação levou programas às universidades, centros comunitários, empresas e sempre trabalhando a temática trânsito.

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top