Notícia

Por, Bairros de Maceió - 09/05/2018

FAROL - GRUTA - Eixo Viário Quartel é inaugurado pelo Governo do Estado

 Via que leva o nome do deputado Oscar Fontes será aberta para o tráfego a partir de domingo (6)
 Texto: Severino Carvalho

O Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima (Eixo Quartel) foi inaugurado, na manhã deste sábado (5), pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral. Os 10 quilômetros de extensão funcionam como alternativa viária à Avenida Fernandes Lima, proporcionando maior fluidez ao tráfego entre os bairros do Farol e Gruta de Lourdes.
Executada pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), a obra recebeu investimento total de R$ 17 milhões, recursos do Tesouro Estadual. A via estará aberta para o tráfego a partir deste domingo (6).

Segundo o governador, só sabe o que é a Fernandes Lima quem trafega pela avenida todos os dias. Segundo ele, o Eixo Quartel se estabelece como uma alternativa ao trânsito caótico da principal via que conecta as partes alta e baixa de Maceió.
"Esse é um investimento muito importante, porque garante maior mobilidade urbana na capital, uma das principais necessidades do cidadão moderno, que, a cada dia, quer perder menos tempo no trânsito para ter mais tempo em casa, com a sua família, e ser mais produtivo no trabalho. Nos próximos meses também vamos entregar o Eixo Cepa, que vai funcionar da mesma forma do outro lado da Avenida Fernandes Lima", declarou Renan Filho.

O governador recordou que o Eixo Viário Quartel recebeu o nome do deputado estadual Oscar Fontes Lima em homenagem ao parlamentar alagoano, falecido em 2014, e que ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa por três mandatos consecutivos (1986 a 1994). A sugestão para a homenagem partiu do deputado estadual Sérgio Toledo. Familiares do homenageado compareceram à cerimônia.
"Meu pai plantou a semente do bem e vai ficar eternizado em Alagoas por meio do seu trabalho e desta importante obra. Eu fiz questão de trazer meu filho de oito anos, Oscar Neto, para descerrar a placa. É a terceira geração que trago para ver o quanto o avô foi importante para Alagoas", comentou Oscar Filho.

Há 55 anos, a Fernandes Lima permanece como o principal corredor de transportes da capital e detém o maior fluxo de veículos. Atualmente, trafegam pela avenida mais de 50% de toda a frota de ônibus urbanos de Maceió.
O Eixo Quartel – assim conhecido por cortar a área desapropriada do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz) – tem características de um binário: vias paralelas de mão única e sentido contrário, conectando o bairro do Farol a Gruta de Lourdes. O percurso tem início da Rua Marieta Lages, na entrada da Super Pizza, e segue até a rua Abelardo Pontes Lima, por trás da Algás, nas proximidades do Walmart, antigo Hiper Bompreço.

Das 34 ruas que integram o Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima, 31 já existiam e foram totalmente recapeadas e sinalizadas. Outros três novos trechos foram implantados e formam a Avenida Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, assim denominada por meio de decreto governamental. O trajeto corta o Hospital do Açúcar, cuja área também foi desapropriada pelo Estado.
O Eixo Viário Quartel conta, ainda, com o Parque Linear Dona Rosa da Fonseca, uma área arborizada de, aproximadamente, 600 metros, dotada de equipamentos urbanos, iluminação pública e estacionamento, que favorecem o convívio social e a promoção do lazer e das práticas esportivas. Após a entrada em operação, o Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima fica sob a responsabilidade da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que orientará condutores e pedestres sobre o trajeto.
 O secretário de Mosart Amaral lembrou que o Eixo Quartel é uma aspiração antiga da população. "Pensamos nas pessoas que moram no entorno. O Parque Linear, que foi implantado, estava lotado de pessoas que já o utilizavam antes mesmo da inauguração. Esse equipamento serviu para humanizar ainda mais essa importante obra", afirmou o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano.
Prestigiaram a solenidade, deputados, vereadores, secretários de Estado, diretores de órgãos da administração indireta, lideranças comunitárias, dentre outras autoridades.

Fonte: Agencia Alagoas / Crédito das fotos: Márcio Ferreira

Galeria de Fotos

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top