Notícia

Por, Bairros de Maceió - 18/06/2014

FEITOSA - CRUZ DAS ALMAS: Av. Josepha de Mello é inaugurada

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Maceió inaugurou a Avenida Josepha Holanda de Mello. O novo corredor de transporte é apontado como a primeira grande obra da gestão Rui Palmeira. Às 11 horas, o trânsito na mais nova via de Maceió começou a ser liberado para o tráfego de veículos.

“Estamos entregando esta importante obra, não somente ao Feitosa, Barro Duro, São Jorge e à Cruz das Almas, mas a toda Maceió. Investimos, junto com a iniciativa privada, cerca de R$15 milhões na construção dessa via. Revisamos o projeto, nos estendemos, tomamos todo o cuidado e estamos entregando uma obra definitiva. Afinal, as obras devem ser feitas com responsabilidade. Não existe obra rápida, existe obra com qualidade”, destacou o prefeito.

“É um dia histórico e marcante, já que é a inauguração da primeira grande obra da nossa gestão”, comentou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.  O empreendimento é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada (Multiplan e Companhia Brasileira de Distribuição – Grupo Pão de Açúcar).

O secretário municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), Roberto Fernandes descreve: “É uma obra completa. São 2,2 km de extensão e 28 metros de largura, sendo duas pistas de 7,5 metros, duas calçadas com dois metros cada uma, uma ciclovia com três metros e um canteiro central com 4 metros de largura e ainda uma passagem de nível”.

A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) cuidou de todo o sistema de iluminação. “A Prefeitura, através da Sima investiu cerca de R$ de 1,8 milhão, mas não apenas na Josepha de Mello, as vias de acesso e as transversais também receberam iluminação”, esclareceu Ib Brêda.

“Foi um trabalho conjunto e isso veio somar e mobilizou toda a Prefeitura. A Sempma, especificamente, atuou nos trâmites do licenciamento da rodovia e arborização do canteiro central”, explicou o secretário de Proteção do Meio Ambiente, Raphael Wong.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) finalizou a sinalização horizontal e vertical, além da colocação de pontos de ônibus. “A avenida já nasce sendo um grande corredor de transportes de Maceió. Inicialmente, quatro linhas começam a circular e a SMTT já fez todo o planejamento e se antecipou para atender quem utiliza transporte público. Aumentamos a demanda e distribuímos a frota para atender às regiões. Com a via operando, os problemas que possam surgir serão devidamente corrigidos”, disse o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

O secretário Municipal de Planejamento, Messias Costa, salientou que “a mobilidade urbana é uma prioridade para a gestão municipal e esta obra marca mais uma conquista importante da gestão. A gente consegue, através dela, fazer a conexão entre as partes alta e baixa”.

Morador da região há 37 anos, Marcos Antônio da Silva comemorou a nova fase. “Ficou bom demais. Aqui era só mato e lama. Agora, não. Valorizou nossa região. A população está satisfeita”, disse.

Homenagens

A avenida recebe o nome da matriarca da família Mello, Josepha. “Para a nossa família é uma honra. Transformar essa região era um ideal de meu pai, José Afonso de Mello, desde os anos 1950 e 60. Me ausentei de Maceió por muitos anos, mas voltei e retomei o projeto de meu pai. Nossa família doou parte do terreno, mas aqui ainda tem 300 mil m² de área que serão ocupados e transformados em uma região muito valorizada”, afirmou Fernando de Mello, engenheiro e filho da homenageada.

Já o filho de Oscar Fontes de Lima, homenageado na passagem de nível, representou a família e comentou: “Meu pai se foi há seis meses. Ter o nome dele marcado é sinal de que meu pai deixou uma semente do bem”, disse Oscar Filho.

Na solenidade de inauguração, Tereza Nelma, vice-presidente da Câmara Muncipal representou os vereadores. A deputada estadual Flávia Cavalcante representou os parlamentares estaduais. Deputados estaduais, vereadores por Maceió, lideranças comunitárias e o toda a equipe de secretários municipais também estiveram presentes. Representantes da  Multiplan, da Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar) e do Parque Shopping Maceió também participaram da inauguração.

Obras

“Não nos limitamos apenas à avenida. Investimos na região. Estamos levando iluminação, calçamento e pavimentação às ruas do entorno. Além disso, em breve estaremos iniciando novas importantes obras como o binário da Santa Lúcia, a reforma da Praça da Faculdade e a conclusão da Avenida Paulo Holanda”, anunciou Rui Palmeira.

conteudo: Fernanda Calheiros/ Credito da foto: Marco Antonio  Secom Maceió

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top