Notícia

Por, Bairros de Maceió - 06/02/2009

IPIOCA - é destaque em reportagem da ESPN

Numa rápida passagem pela capital alagoana, os jornalistas Mendel Bydlowshi e Marcelo dos Santos, da ESPN Brasil – emissora a cabo com cunho esportivo –, gravaram cenas na praia de Ipioca para ser exibidas no programa “O Brasil da Copa do Brasil”, que começa a ser exibido neste sábado, às 21h30, com reportagens sobre os times de futebol da copa e as suas cidades-sede.

Em Maceió, Mendel e Marcelo visitaram o campo do CSA no Mutange, onde gravaram cenas do treino do time alagoano que participa da copa, mas o foco do programa também são curiosidades, lendas, atrações turísticas e personagens da cidade-sede. Em contato com a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio (Semptur), os jornalistas escolheram o bairro de Ipioca como novidade turística de Maceió.

No roteiro de Ipioca, eles tiveram oportunidade de apreciar e filmar a bela visão da orla do litoral norte de Maceió. “Já estive em Maceió de férias, mas não conhecia a praia de Ipioca. É realmente um lugar bonito e convidativo”, disse Mendel Bydlowshi, que está viajando há quase um mês de carro pelas cidades de Fortaleza, Natal, Recife, Maceió e ainda incluiu Arapiraca, por causa do ASA.

O morador do bairro de Ipioca João dos Santos, conhecido como João Massu, foi entrevistado pelo programa “O Brasil da Copa do Brasil”. Ele explicou aos jornalistas como se criam caranguejos guaiamum (cor azul e casca lisa). “Compro os bichinhos em Marechal Deodoro e Massagueira e coloco para cevar nos tanques. Eles comem milho, cuscuz, porque o caranguejo só é bom gordo, cevado, e pode passar até dois meses nos tanques”, explicou seu João. Com muito humor, ele contou que os caranguejos tomam banho todo dia, e seu trabalho era pintar os bichinhos de azul.

Além da criação dos caranguejos, João Massu é vendedor de doces de caju (cristalizado, ameixa e calda), que também foram estrelas da reportagem. No ano passado, o alagoano foi entrevistado pelos jornalistas do evento do Troféu Lagoa Mar.

Para a secretária Claudia Pessôa, é muito importante para Maceió mostrar a sua diversidade cultural, além de suas belezas. “Essas reportagens são um grande propaganda para a capital alagoana. A partir do dia 14, vamos receber a reportagem da TV Aparecida, que vai produzir matéria especial sobre as rendeiras do Pontal da Barra”, disse Claudia.

No final da reportagem da ESPN Brasil, os jornalistas registraram a orla e os adolescentes jogando futebol, mostrando que Maceió é uma cidade de lazer.

Fonte: SECOM Maceió

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top