Notícia

Por, Bairros de Maceió - 03/09/2013

JACINTINHO - Estão desativando o Farol da Marinha. Por quê?

Está ocorrendo uma tentativa de mudança do Plano Diretor de Maceió com o objetivo de aumentar as possibilidades de verticalização na construção civil, ou seja, de construção de mais andares por prédio. É uma mudança que interessa principalmente às construtoras, pois poderão aumentar muito as suas já enormes taxas de lucro. Se isso ocorrer, a concentração de serviços será ainda maior em áreas escolhidas pelas construtoras, independente dos efeitos negativos para a circulação na cidade e os serviços públicos.
Uma das últimas barreiras para o aumento da verticalização na parte baixa da cidade era o Farol do Jacintinho, pois a Marinha do Brasil não aceitava que os prédios fossem tão altos que inviabilizassem a visualização do sinal luminoso por parte dos navios de navegação intercontinental.
Contudo, nos últimos meses, houve um operação de desmonte do Farol do Jacintinho, que está sendo transformado em museu. A Marinha do Brasil está desistindo de ter um Farol numa parte elevada da cidade e irá instalar um novo Farol no Porto de Jaraguá. Até o momento, não vi uma explicação da mudança na imprensa e nem consta a promoção de uma audiência pública sobre o tema. Para evitar assimetria de informações, a Marinha deveria explicar a mudança à sociedade civil.

É um tema decisivo para o maceioense e os alagoanos em geral.

Golbery Lessa

Fonte: Blog do Prof. André Cabral  / URL  http://andrecabralhistoria.blogspot.com.br

Foto de capa: Juliano Pessoa 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top