Notícia

Por, Bairros de Maceió - 19/06/2007

JARAGUÁ - O visual de Maceió mudou para receber a decoração junina

O visual de Maceió já começou a mudar para receber a decoração junina. A e Albuquerque, em Jaraguá. A festa em homenagem aos santos Antônio, João e Pedro, da Prefeitura de Maceió, acontecerá de 20 a 29 deste mês, no histórico bairro.

 

A concepção geral da cenografia da festa está sob a supervisão do professor de Arte do Estado e professor de Teatro da Universidade Federal de Alagoas, José Acioli. Ele coordena uma equipe de 15 artistas, todos de Jaraguá e regiões de entorno, que trabalham em cima do tema “Maceió é Mais Forró”.

No cenário, muitas figuras que fazem menção à cultura popular. Na Praça Dois Leões será montado um ambiente tipicamente infantil. Plantados no chão e em forma de estandartes, quatro bichos - burrinho, jaraguá, boi e bicho papão - vão atiçar o imaginário das crianças.

Esculturas de chão, como pirulitos em forma de balões, e lanternas (com a imagem dos três santos juninos) também irão despertar a curiosidade de garotos e garotas. Além disso, também haverá uma mini-cidade típica do interior.

Um pouco atrás, na pracinha onde fica a Igreja Nossa Senhora do Ó, estarão espalhados personagens populares, beatos, mestre raizeiro, memória do Pau D'arco e dos noivos.

Além, é claro, de barraquinhas de comidas típicas. Já em toda a extensão da Rua Sá e Albuquerque, assim como nos becos transversais, haverá bonecos gigantes sob forma de figuras populares, estandartes com componentes do trio de forró: zabumba, triângulo e sanfona, balões feitos de chita e material reciclável.

Na Sá e Albuquerque também haverá um painel de 24 metros com xilogravuras, que irão cobrir toda a fachada do prédio onde funcionava a Comisplan.

Confira a programação:

Os festejos juninos acontecerão de 20 a 29 de junho. No estacionamento de Jaraguá, será montado um palco principal onde as principais atrações irão se apresentar com toda infra-estrutura adequada: camarotes, banheiros químicos, barracas de comidas típicas. Ao todo, serão 33 bandas.

Haverá também concurso de quadrilhas estilizadas. No entanto, o São João de Maceió terá também arrasta-pé através de trios de forró - serão 18 no total - que ficarão espalhados em trechos da Rua Sá e Albuquerque e suas transversais e no Armazém Uzina.

Programação:

Dia 20/06 - Colar de Ouro, Cláudio Rios e Cavaleiros do Forró.

Dia 21/06 - Face Nova e Saia Rodada.

Dia 22/06 - Maré Cheia, Mano Walter e Bakanas.

Dia 23/06 - Mô Fio, Balança Neném e Duquinha (Sá e Albuquerque). Batoré (Armazém Uzina).

Dia 24/06 - Zé Mocó e Messias Lima (Sá e Albuquerque) Cicinho do Pandeiro (Armazém Uzina).

Dia 25/06 - Xote.com, Pecado Natural e Internautas.

Dia 26/06 - Luiz Veríssimo, Ivaldo Maceió e Karisma.

Dia 27/06 - Eliezer Setton, Xameguinho e Danados do Forró.

Dia 28/06 - Belino e Belinho, Alves Correia e Zinho (Sá e Albuquerque). Djair (Armazém Uzina).

Dia 29 - Toninho Guedes, Marquinhos Maraial e Geraldo Cardoso (Sá e Albuquerque). Sandoval (Armazém Uzina).

Fonte SECOM

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2017

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top