Notícia

Por, Bairros de Maceió - 10/07/2009

JATIUCA - Orla ganha espaços para a cultura, o esporte e o lazer

A Prefeitura de Maceió inaugurou, na terça-feira (14), mais uma etapa da reurbanização da orla de Maceió. Esta fase contempla o trecho compreendido entre o Alagoas Iate Clube (Ponta Verde) e o Posto 7 (Jatiúca). A solenidade de inauguração conttou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aconteceu na Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde.

A reurbanização da orla possui, em sua proposta, uma abordagem diferenciada, com foco na valorização dos pedestres e nos portadores de necessidades especiais, por meio da implantação de pisos intertravados, rampas e ciclovias. O projeto partiu de uma comissão composta por várias secretarias municipais, em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que solicitou o ordenamento dos espaços da orla de Maceió.


Para o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Márzio Delmoni, as mudanças proporcionaram maior comodidade aos usuários, além de reforçar um dos maiores cartões postais cidade. “Com um design diferenciado das outras orlas do litoral brasileiro, a reurbanização da orla de Maceió foi uma intervenção de grande alcance, pois reordenou os espaços e trouxe benefícios para toda a população da cidade”.


O trecho a ser inaugurado dá continuidade à ciclovia que tem início na praia da Avenida e segue até a praia de Jatiúca, nas proximidades do Hotel Ritz Lagoa da Anta. Quadras foram reurbanizadas e núcleos de ginástica foram construídos ao longo da praia. Visando o conforto dos pedestres, foram implantados pisos intertravados, indicados para áreas urbanas por incentivar a permeabilidade do solo. No Posto 7, o palco destinado para as apresentações artísticas vem proporcionando diversão e cultura para toda a população maceioense.

A reurbanização também prosseguiu com a proposta de ordenamento das barracas e quiosques. Para tanto, foram estabelecidos parâmetros para as barracas de bares e restaurantes como: altura, tipo de coberta, diâmetro e área de mesas. Já os vendedores ambulantes de coco verde, acarajé e tapioca foram deslocados para as barracas mix. Cada uma dessas estruturas possui dois banheiros públicos, masculino e feminino, adaptados para o uso do deficiente físico.

Orçada em R$ 5 milhões, a reurbanização de mais um trecho de orla de Maceió permitiu uma melhor fruição paisagística por parte dos usuários e definiu espaços para a cultura, o esporte e o lazer.

Fonte: SECOM Maceió

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top