Notícia

Por, Bairros de Maceió - 11/03/2009

LEVADA - Comerciantes da Feira do Passarinho serão relocados

Uma força-tarefa da Prefeitura de Maceió, formada por secretarias e superintendências do município, vai se reunir nesta sexta-feira (13) para encontrar uma solução para os comerciantes da Feira do Passarinho, no Centro, que desocuparão a área para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital.

A decisão partiu do prefeito Cícero Almeida, que se reuniu nesta quarta-feira (11) com o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães. Na reunião – que teve a participação do deputado federal Benedito de Lira –, ficou acertado que as secretarias de Abastecimento, Infraestrutura e Planejamento, além das superintendências de Transporte e Trânsito, e Controle do Convívio Urbano, vão definir as etapas da desapropriação.

A retirada dos comerciantes é necessária para que os trilhos que cortam a região tenham espaço suficiente para acomodar o VLT. Segundo o presidente da CBTU, a desapropriação da Feira é a única etapa pendente para que o projeto seja implantado em Maceió. “Há o risco de o dinheiro destinado ao projeto ser remanejado”, revela Elionaldo Magalhães.

O prefeito Cícero Almeida adiantou que os comerciantes vão para três locais diferentes. Uma parte será alojada no Mercado do Artesanato, outra no Mercado da Produção e, ainda, na área da antiga Ceasa. “As primeiras barracas a serem demolidas serão as do lado do Palácio do Trabalhador”, adianta o prefeito.

Almeida escalou os secretários Carlos Ronalsa (Abastecimento) e Márzio Duarte (Planejamento) para agilizar, com o governo do Estado, a liberação do prédio da antiga Ceasa para acomodar parte dos comerciantes. “No total, serão quase 500 comerciantes que devem ser retirados da Feira do Passarinho”, diz Ronalsa.

O VLT é um veículo moderno, eficiente, confortável e de melhor desempenho que trens comuns. O investimento é de R$ 150 milhões.

Fonte: SECOM Maceió

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top