Notícia

Por, Bairros de Maceió - 12/04/2010

Moradores do Feitosa denunciam falta de iluminação em praça pública

Há cerca de oito anos, iluminação é precária no local; problema também atinge ambulantes

Fonte:   Gazetaweb -  por Jobison Barros

Às escuras e sujeita à violência. Este é o retrato da Praça Nossa Senhora de Fátima, situada na Avenida Governador Lamenha Filho, no bairro Feitosa. Moradores denunciaram, na noite desta terça-feira (12), a falta de iluminação no local devido à ausência de postes e algumas luminárias, as quais se encontram queimadas. O problema perdura por cerca de oito anos.

Maurício Dias – que reside na localidade há 27 anos – mostrou-se satisfeito quanto à conservação e a limpeza do recinto, entretanto, lamentou a precariedade na iluminação. “A prefeitura fez uma reforma aqui na praça, deixou maravilhosa, mas esqueceu de olhar a iluminação. Na minha avaliação, deveriam ser colocados mais quatro postes para dar suporte à praça, que é grande” – salientou Maurício ao referir-se a dois postes que iluminam, com certa deficiência, o local. “Os postes que já existem possuem luminárias queimadas”, completou.

O morador José Ademir afirmou à reportagem da Gazetaweb que uma das consequencias da defasagem na iluminação é o crescimento da criminalidade. Segundo ele, os assaltos são constantes. “Foram feitos vários apelos junto à Sima [Superintendência Municipal de Iluminação de Maceió], mas nada foi solucionado e, até hoje, convivemos com este problema. Nós já presenciamos um casal fazendo sexo dentro do carro estacionado na praça; sem falar nas pessoas vítimas de assaltantes” –comentou Ademir.

Para Maurício, cerca de 90% da área não dispõe de iluminação e este fato inibe a ação de crianças e idosos que usufruem do espaço. Balanços e bancos não são mais frequentados. “Até o brinquedo, que está disponível, não é motivo de felicidade. Os pais não confiam em deixar suas crianças brincarem aqui. Eu e minha família já saímos amedrontados da igreja, após a missa. Eu espero que os gestores cumpram com a responsabilidade e deem conta do compromisso” – concluiu o morador.

Ambulante também sofre com o problema
O problema não somente atinge os moradores, mas também alguns ambulantes que trabalham no local. O vendedor de passaporte, Ricardo Gomes, comercializa há 11 anos e se diz surpreso com a falta de assistência da prefeitura. “A Sima não veio resolver a situação e quem perde somos nós, já que os clientes ficam com medo”.

Em setembro de 2011 a Prefeitura Municipal de Maceió através da SIMA Superintendência Municipal de Iluminação Publica . instalou 2 postes com 4 luminárias, melhorando a iluminação da praça. Porém ficou faltando parte no oitão da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Mas já é um avanço.     

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top