Notícia

Por, Bairros de Maceió - 08/01/2008

PONTAL DA BARRA - Projeto incentiva turismo

A Secretaria Municipal de Promoção de Turismo (Semptur) prestigiou e apoiou a “Noite do Pontal”, que aconteceu na segunda-feira (7) no bairro do Pontal da Barra. A noite foi dedicada à cultura popular e contou com a apresentação das baianas, do fandango, além do tradicional pastoril, todos do Pontal. 

As baianas foi o primeiro grupo que se apresentou, nas ruas do bairro, logo em seguida os turistas foram levados à Praça Caio Porto, onde aconteceu a apresentação do fandago (o único grupo existente em Alagoas) e, logo após, assistiram à apresentação do pastoril. Todas as apresentações contaram com a participação dos moradores do bairro, tanto crianças como adultos. A Noite do Pontal tem como objetivo fomentar o turismo e aquecer a economia local, por isso as lojas e restaurantes do Pontal da Barra abrem as portas para receber os visitantes.

A secretária de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, falou da importância de preservar a cultura local, fomentando a questão social, cultural e econômica do bairro. “O Pontal da Barra sobrevive da renda e da pesca, além da magnífica gastronomia, por isso a Semptur está dando toda uma infra-estrutura necessária para que todas as segundas-feiras os turistas possam conhecer a cultura do local”, disse.

“Estamos articulando com as agências de viagens para aproximar o produto - que reúne cultura, gastronomia e artesanato do Pontal - com o mercado consumidor. O importante é não perdermos a essência da cultura desse bairro tão importante para Alagoas”, disse.

Quem foi ao Pontal, aprovou o projeto. “Vim conhecer a gastronomia durante o dia e recebi o convite para conhecer a Noite do Pontal. Adoro o folclore local, essa mistura nas danças de adultos com as crianças. Já conhecia a cidade de Maceió, mas é a primeira vez que vi a cidade mais bonita, limpa e com mais lugares para passear”, disse a turista Maria José Botelho, de Brasília.

Fonte: SECOM
Crédito da foto:Fabiana Vasconcelos

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top