Notícia

Por, Bairros de Maceió - 10/11/2008

Sempla disponibiliza informações sobre Maceió

Para os interessados em pesquisar arquivos e dados referentes ao município de Maceió, a sugestão é visitar o Setor de Informações e Estatísticas da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). O local é aberto e pode ser consultado por toda a comunidade, incluindo estudantes e profissionais, além de servir como apoio aos técnicos da secretaria.

O setor possui um acervo rico em informações sobre os primórdios e a evolução da cidade, mapas, levantamento de bairros, recortes de jornais, fotografias antigas e atuais e disponibiliza aos pesquisadores informações cadastradas em meio digital.

Existem arquivados vários projetos urbanísticos de preservação e restauração elaborados pela Sempla, a exemplo do bairro de Jaraguá, do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e da Associação Comercial.

Também estão arquivadas e cadastradas monografias de conclusão de curso de áreas como Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Economia, entre outros trabalhos que se referem à cidade de Maceió.

Rosa Cristina dos Santos, coordenadora de Informações e Estatísticas, explica que o espaço foi criado para ajudar aqueles que têm dificuldade de encontrar informações sobre Maceió em outras bibliotecas da cidade. O setor já recebeu doações de livros de várias instituições como o Sebrae, Ministério das Cidades, IBGE, Crea, além dos próprios funcionários da Sempla.

O Setor de Informações ainda conta com um sistema de empréstimo, cujo prazo de devolução é de oito dias. Os usuários devem deixar documento e dados para cadastro. A Sempla está localizada na Rua 7 de Setembro, nº 26, Centro, telefone: 3315-3707.

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top