Notícia

Por, Bairros de Maceió - 07/05/2010

Sempla vai lançar o projeto: Maceió conheça seus bairros

O setor de Geoprocessamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) anuncia para o mês de junho o lançamento do Caderno Articulado e do sistema de informações geográficas Geoplanejamento (Geoplan). Estas ações fazem parte do projeto “Maceió conheça seus bairros”, que pretende esclarecer a população maceioense quanto à existência e os limites dos cinquenta bairros distribuídos em toda a capital.

A iniciativa tenta minimizar o desconhecimento de uma lei responsável por redefinir o perímetro urbano de Maceió: a Lei de Abairramento. Instituída em 1998, a legislação definiu os cinquenta bairros que cidade possui na atualidade, além de ter incorporado áreas que eram consideradas de expansão, como os bairros do Litoral Norte, para dentro do perímetro urbano legal. Já as localidades, antes consideradas Distritos, como Fernão Velho e Floriano Peixoto (Ipioca), foram transformadas em bairros.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Márzio Delmoni, bairros com grande extensão territorial, a exemplo do Tabuleiro do Martins, encontram-se subdivididos. “Estes bairros acabaram absorvendo os nomes das comunidades existentes, como Santa Lúcia, Santo Amaro, Ouro Preto, Canaã e Jardim Petrópolis”, explicou.

Delmoni ainda mencionou outras situações em que grandes conjuntos e loteamentos são normalmente confundidos com bairros, como o Stela Maris e o José Tenório, por exemplo. “O primeiro é um loteamento situado no bairro da Jatiúca e o outro, um conjunto dentro do bairro da Serraria”, explicou ele.

Neste sentido, a Sempla, através do Setor de Geoprocessamento, espacializou essas informações e elaborou o Caderno Articulado, uma cartilha que será disponível em meio impresso e digital. O material será distribuído para a população a fim de elucidar algumas questões dessa grandeza, discutindo e demonstrando os limites dos bairros, definidos desde 1998 e desconhecidos pela maioria das pessoas.

Com objetivo de gerar uma única base de cadastramento de endereços, a iniciativa possui parceria com os Correios e pretende fornecer essas informações para todos os outros órgãos, atualizando assim a nomenclatura de ruas, que é um dos grandes problemas de Maceió.
 
Todas as informações produzidas estão disponíveis no sistema Geoplan, um banco de dados digital disponível gratuitamente na internet. Nele, podem ser encontrados mapas e imagens de satélite de todo o município. Este sistema agregará muitas informações físico-territoriais e ambientais de Maceió, sendo, a sua implantação, o primeiro passo para que a cidade implante o Cadastro Multifinalitário.
 
O Projeto “Maceió conheça seu Bairro” tem o objetivo de divulgar os limites dos cinquenta bairros existentes em toda a capital e ajudar a sociedade a organizar a si mesma e o espaço onde vive.

Fonte: SECOM - Maceió  

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top