“Quem canta seus males espantam”. Partindo dessa máxima, o Coro da Universidade Federal de Alagoas, que a cada dia busca a excelência neste segmento musical, informa a lista dos aprovados da fase final do teste realizado para preenchimento de vagas no grupo. Sempre preocupado com a qualidade técnica do coral, Gustavo Campos Lima, regente há quase 10 anos, selecionou 13 novos cantores para fazer parte do grupo.
Cinqüenta e duas pessoas passaram por uma rigorosa seleção, das quais 18 foram para a segunda fase, e dessas, 13 foram escolhidas para integrar a um dos mais representativos coros de Alagoas. Além dos novatos, a maioria lidada à própria Universidade, o Corufal conta hoje com cerca de 40 coristas. Gustavo Lima afirma que os novos participantes do grupo vão passar por um treinamento vocal, vão iniciar os ensaios e já farão parte dos projetos deste ano, como a viagem à cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, para participar de um Festival Internacional de Coros.
Criado no início dos anos 70, pelo Maestro Benedito Fonseca, o Corufal tem cumprido o objetivo de levar a boa música à comunidade, e, além disso, promover o acesso à arte e à cultura, bem como abrir espaço para o canto coral na Universidade. Os coristas são principalmente alunos, técnicos e professores, mas também há espaço para pessoas da comunidade.
Em 1981, o Corufal foi conduzido pela maestrina Maria Augusta Monteiro e, no início dos anos 90, pelo maestro Oswaldo Lupi. Há 9 anos, o grupo de coristas da Ufal está sob a regência de Gustavo Campos Lima. O Corufal tem difundido a boa música. Por esse motivo já representou a Universidade em vários concertos, festivais, projetos culturais, seminários, lançamento de livros e inaugurações e também em eventos internacionais, como é o caso do Encontro Internacional de Coros que acontece em Maceió em conjunto com o Encorama e em outros estados brasileiros.
Relação dos aprovados no teste do Corufal 2008;
01. Josuel S. dos Santos (bx)
02. Buffy Kerlly Moreira Correia da Silva (sp)
03. Wellington Moreira da Silva (bx)
04. Adnilson Rogério Malta (bx)
05. Adely Cristina da Silva (ct)
06. Maria Severina Alves de Lima (ct)
07. Joelma Falcão de Melo Viana (ct)
08. Diego Zacarias Santos de Lima (bx)
09. Fernando Alves Calado (tn)
10. Priscilla Elise Monteiro dos Santos (sp)
11. Marta Lúcia dos Santos Silva (sp)
12. Márlon da Rocha Soares (bx)
13. Dandara Maria Barbosa Mello Russier (sp)
Fonte: http://www.fontenoticias.com.br
Crédito da foto: http://www.ufal.br/ufal/ascom.jsp
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.