Nos dias 11, 14 e 15 de abril, alunos da Escola SESC Jaraguá, SESC Ler Palmeira dos Índios e SESC Ler Teotônio Vilela vivenciam a realidade da tribo Kariri-Xocó em comemoração ao Dia do Índio
Em comemoração ao Dia do Índio, 19 de abril, o SESC realiza uma campanha de valorização à cultura indígena nos dias 11, 14 e 15 de abril, nas suas unidades educacionais Escola SESC Jaraguá (11/04), SESC Ler Palmeira dos Índios (14/04) e SESC Ler Teotônio Vilela (15/04). O projeto consiste em aproximar os alunos e professores das escolas da realidade vivenciada pela tribo Kariri-Xocó.
A tribo convidada é proveniente do município de Porto Real do Colégio, situada à beira do rio São Francisco, e resultou da junção entre os Kariri (nativos) e os Xocós (refugiados dos perigos trazidos pela colonização desde o século XIX). Como duas etnias foram misturadas, dois caciques e dois pajés estão na liderança política e espiritual do grupo
A comunidade Kariri-Xocó é um exemplo de resistência cultural e de organização. Através do cultivo da sua cultura e dos conhecimentos passados de pai pra filho, a despeito dos imensos desafios que precisam vencer, eles mantêm a dignidade e o respeito pelo outro e pela vida.
Na oportunidade, os educandos e educadores bem como a comunidade, poderão dialogar com os expositores acerca das suas vivências, costumes, artesanato e expressões artístico-culturais desenvolvidas e perceber que todos são exímios cantores e dançarinos do Toré, como também curandeiros e especialistas na cura com o uso de ervas.
Por: Divulgação
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.