O grupo ChamaLuz comemora o resultado da primeira etapa do Projeto Circo, Música e Feira: Arte em Cheio! Programa BNB de Cultura 2008 - Artes Integradas, no município de Coqueiro Seco e convida a Sociedade Alagoana para a próxima etapa do projeto na cidade de Santa Luzia do Norte, dia 26 de abril, sábado, ás 19 horas, centro da cidade.
Coqueiro Seco foi palco de um verdadeiro espetáculo, na abertura do projeto, no último dia 12, o evento já chamava a atenção antes mesmo de começar, numa estrutura de som e palco que enchiam os olhos e aguçava a curiosidade daqueles que ali passavam.
Abriram a noite as Baianas de Coqueiro Seco "voltam a sorrir", forte referencial na cultura popular, encantam com a leveza que desprendem seus pés do chão e a força com que executam suas canções, logo em seguida apresenta-se ao público do município o Grupo Chamaluz, o novo que se enche de força e luz na inspiração deixada a pouco, num Boa Noite dotado de uma técnica e respeito, de quem respira as referências e as vestem num entrelaçar das mais variadas manifestações artísticas.
As oficinas
de musicalização, circo e comunicação alternativa (Fanzine) ministradas na cidade, contaram com a presença de mais de 60 crianças, e culminaram num lindo cortejo contagiando e chamando toda a população de Coqueiro Seco a vivenciar esse momento lúdico e de reconhecimento de sua cultura local.
Em Santa Luzia do Norte, as oficinas acontecerão de 27 de abril a 01 de maio, A oficina de comunicação alternativa (Fanzine) na Secretaria de Cultura, de Circo no Auditório Dioclécio Feitosa e de Musicalização na Associação Musical independente.
Revelação no Cenário Cultural Alagoano em 2007, o grupo ChamaLuz é formado por admiradores e pesquisadores da música popular alagoana, que acreditam na arte-educação como elemento gerador de consciência crítica e desenvolvimento social. Compõem o grupo Dandara, Fernanda Fassanaro, Juliana Barbosa, Tido Moraes e Vera Marinho.
O Projeto Circo, Música e Feira: Arte em Cheio! tem o patrocínio do Banco do Nordeste e Governo federal e como incentivadores culturais a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, Petrobras, Fundação Municipal de Ação Cultural, Petrobras, Universidade Federal de Alagoas, Instituto Zumbi dos Palmares, Guia Interativo da Cultura Alagoana Aiégua, Instituto Engenho de Idéias, Prefeitura Municipal de Coqueiro Seco, Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Norte, Prefeitura Municipal de Viçosa, Fapeal e Gráfica Mundaú.
Mais informações: www.chamaluz.org
SERVIÇO:
Projeto Circo, Música e Feira: Arte em Cheio!
Santa Luzia do Norte
26 de abril - Espetáculo No Picadeiro da Luz, centro da cidade.
27 de abril a 01 de maio - Oficinas (manhã 9h / tarde 14h)
Viçosa
23 de maio - Espetáculo No Picadeiro da Luz
24 a 28 de maio - Oficinas (manhã 9h /tarde 14h)
FICHA TÉCNICA:
REALIZAÇÃO: GRUPO CHAMALUZ
COORDENAÇÃO: NICOLLE FREIRE
DIREÇÃO ARTÍSTICA: IVANA IZA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: KEKA RABELO
WEBMASTER: ARTUR FINIZOLA
REGISTRO AUDIO-VISUAL E FOTOGRÁFICO: PAULO MARCONDES e SÉRGIO MELO
ARTE - EDUCADORES: FERNANDA FASSANARO / TIDO MORAES / VERA MARINHO
VISITEM NOSSOS ESPAÇOS VIRTUAIS:
Keka Rabelo
Assessoria de Comunicação
Maceió Alagoas Brasil
Keka_rrpp@hotmail.com
55 82 8811-7043/ 3355 1442
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.