SESC está com inscrições abertas para diversos cursos de música. Serão oferecidos cursos de Violão Popular, Violão Erudito, Piano, Musicalização Infantil, Teoria e Percepção Musical, Canto, Técnica Vocal e Violino. As inscrições iniciam no dia 23/06, exclusivamente para alunos antigos. No dia 01/07 as inscrições estão abertas para alunos novatos e se estendem até o dia 31/07. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do SESC Poço e no SESC Centro. Confira mais informações sobre os cursos de música.
Violão Popular
Conteúdo programático: Conhecimento da estrutura do violão; mãos; cifras; diagramas de acordes; técnica da mão direita; localização das notas no braço; leitura de notas sem ritmo. Este curso está direcionado ao estudo da música popular com acompanhamento harmônico. Serão praticadas canções do repertório da MPB assim como também a introdução ao estudo da leitura e da escritura musical desenvolvendo a compreensão da música escrita.
Método: coletivo, 10 alunos por turma
Instrutora: Ezra Cristina
Horário: vespertino e noturno
Violão Erudito
Conteúdo programático: Conhecimento da estrutura do violão; mãos; cifras; diagramas de acordes; técnica da mão direita; localização das notas no braço; leitura de notas sem ritmo; notas nas duas primeiras cordas.
Método: coletivo, 10 alunos por turma
Instrutora: Ezra Cristina
Horário: vespertino e noturno
Piano
Conteúdo programático: postura ao piano, posição das mãos ao piano, conceito de sonoridade, escalas maiores ascendentes e descendentes, acordes, arpejos, noção de escalas menores harmônicas, fraseado, flexibilidade, estudos e peças musicais.
Método: individual e coletivo, até 02 alunos por turma
Instrutor: Janeo Amorim
Horário: matutino e vespertino
Musicalização Infantil
O curso busca sensibilizar as crianças para que se tornem livres e espontâneas na ação de ouvir e de entender a música de todos os tempos. Para alcançar este objetivo as aulas serão desenvolvidas através de várias atividades de apreciação musical, na audição de diferentes instrumentos musicais, peças e estilos e na própria pesquisa do som que rodeia a criança.
Método: coletivo, até 04 alunos por turma
Instrutor: Janeo Amorim
Horário: matutino e vespertino
Teoria e Percepção Musical
Aulas práticas através dinâmicas e jogos de percepção baseados no método Wilimes e modelo TECLA de Swanwick. Ditados, leituras, montagem e audição de ritmos, melodias e acordes através do Software Musical Finale, CDs e Vídeos. Testes e treinos através Software JEM (Jogos de Educação Musical).Criação de uma comunidade na internet para fórum e tirar dúvidas.
Método: coletivo, até 20 alunos por turma
Instrutor: Janeo Amorim
Horário: matutino, vespertino e noturno
Canto Popular
Conteúdo programático: compreensão corporal, relaxamento, técnicas de interpretação para cantores, respiração, ressonância, afinação, musicalidade, gênero, história da música, execução, uso do microfone etc.
Método: Coletivo, até 10 alunos por turma
Instrutor: Washington Oliveira
Horário: matutino e noturno
Técnica Vocal
Conteúdo programático: Introdução à filosofia da voz, exercícios para relaxamento, exercícios para alongamento e aquecimento vocal, vocalizes e repertório de aplicação.
Método: coletivo e individual, até 10 alunos por turma
Instrutor: Washington Oliveira
Horário: matutino, vespertino e noturno
Violino
Conteúdo programático: nomenclatura do instrumento e do arco, modo de segurar o arco, posição do corpo, posição da mão esquerda, como posicionar os dedos da mão esquerda, movimentos básicos.
Método: coletivo, até 05 alunos por turma
Instrutora: Shirley Albuquerque
Horário: matutino
Serviço
Cursos de Música do SESC
Inscrições abertas
A partir de 23/06 - alunos antigos
A partir de 01/07 - alunos novatos
Inscrições até 31/07
Valores: diversos (R$ 20 a R$ 60)
Local: Central de Atendimento do SESC Poço e SESC Centro
Mais informações: 0800 284 2440 e 3326.3133
Fonte: Janayna Ávila Ass. Imprensa SESC AL
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.