A partir do dia 11 de agosto, SESC realiza exposição de obras produzidas pela comunidade a partir do encontro com artistas-educadores
Promover o encontro entre artistas e pessoas da comunidade para vivenciar experiências em ateliês coletivos. O resultado desse encontro será mostrado na exposição Ateliê SESC Aberto à Comunidade, uma reunião de trabalhos produzidos pelos educandos que, durante quatro meses, tiveram aulas teóricas e práticas de artes com artistas-educadores de cinco ateliês de Alagoas, vivenciando experimentos artísticos com metal, madeira, desenho, pintura, papietagem e, dentre outras técnicas, o papel machê.
A abertura da exposição será no dia 11 de agosto, às 20h, na Galeria SESC, SESC Centro. A exposição fica aberta à visitação até o dia 30 de agosto, de terça-feira à sexta-feira, de 09h às 18h. A Galeria SESC dispõe de mediador e atividades que estimulam a criatividade, como leitura e oficinas de desenho e pintura, explorando várias possibilidades de composição através de formas geométricas, formas orgânicas, reciclagem de material e colagem.
Durante os cinco anos de projeto, cerca de 230 participantes do Ateliê Aberto já apresentaram suas produções na exposição coletiva Ateliê SESC Aberto à Comunidade, e também na Associação Comercial, em Arapiraca e no SESC Centro (espaço onde foi realizada a primeira exposição). A segunda edição da exposição coletiva, na Galeria SESC, traz a participação dos ateliês dos artistas-educadores Achiles Escobar, Eva Cavalcante, Helena Santos, Marta Arruda e Sandra Neves, que, juntos à comunidade, vivenciaram o exercício de crítica, criatividade e cidadania. Confira um pouco do trabalho de cada ateliê e as obras que foram produzidas lá e serão expostas na Galeria SESC.
Achiles Escobar
Participante do projeto Ateliê SESC Aberto à Comunidade desde 2004, o artista Achiles Escobar dialoga em seu ateliê com as crianças da Vila dos Pescadores de Jaraguá. No ateliê os educandos tiveram contato com a técnica mista, por meio de desenhos, pintura, papietagem e papel machê.
Eva Cavalcante
Situado na comunidade do Prado, o Ateliê de Eva Cavalcanti, que desde 2005 participa do projeto Ateliê SESC Aberto à Comunidade – trabalhando com mosaico, técnica mista e experimentação contemporânea – leva à exposição conhecimentos em artes visuais com madeira, além dos experimentos com técnica mista.
Helena Santos
Em parceria com o projeto Crescer, o ateliê de Helena Santos trabalha com crianças, adolescentes e a terceira idade, vivenciando um momento coletivo de experimentos com papietagem e papel machê, iniciados em 2007 e que terá o resultado exposto na Galeria SESC, na exposição Ateliê SESC Aberto à Comunidade.
Marta Arruda
Pioneiro na participação do projeto Ateliê SESC Aberto à Comunidade, em 2003, o ateliê de Marta Arruda – que já trabalhou com aulas de mosaico – traz para a exposição na Galeria SESC, as obras em escultura em aço, vivenciadas no ateliê coletivo em Arapiraca.
Sandra Neves
Participante do projeto Ateliê SESC Aberto á Comunidade desde 2005, com as técnicas de desenho e pintura, o Ateliê de Sandra Neves expõe na Galeria SESC os trabalhos produzidos pelos adolescentes do Juvenópolis, da comunidade de Chã da Jaqueira.
SERVIÇO
Exposição Coletiva Ateliê SESC Aberto à Comunidade
Abertura da exposição: 11 de agosto, às 20h
Período de Exposição: 12 a 30 de agosto
Visitação: de terça à sexta-feira, das 9h às 18h (outros horários e dias, mediante agendamento prévio pelo telefone 3326.3133)
Oficinas: inscrições gratuitas (inscrições abertas durante o período da exposição, através do telefone 3326.3133)
Local: Galeria SESC, SESC Centro
Rua Barão de Alagoas, 229, Centro
Mais informações: 3326.3133
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.