Por: Ricardo Moresi - Agencia Alagoas
Imagem: TV Assembléia
O senador Teotônio Vilela — pai do atual governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho — será o homenageado durante as comemorações alusivas ao 191º aniversário de Emancipação Política do Estado que acontecerão no próximo dia 16 de setembro (3ª feira).
Este ano, o desfile prestará uma homenagem especial ao menestrel das Alagoas, falecido há 25 anos, porém deixou sua marca como senador, político autêntico, e de trajetória invejável em Alagoas e no Brasil. Além dele, a Rádio Difusora de Alagoas, primeira emissora do Estado, fundada em 1948, também será lembrada, na oportunidade do desfile, através de um pelotão de alunos da 10ª Coordenadoria de Ensino.
O ato cívico-estudantil acontece nesta terça-feira, 16, e terá início às 15h, na Avenida da Paz - em frente ao Memorial à República, no Jaraguá, com término previsto para as 18h.
Segundo a vice—presidente da comissão que organiza o desfile e diretora de Ação Cultural da SEE, Suely Silva Cavalcanti, este ato contará com a participação de todas as Coordenadorias de Ensino (CEs). “Cada uma trará uma média de 50 alunos para a avenida, o que equivale a 750 alunos. Além destes, virá também um pelotão da 15ª CE com um contingente de 102 alunos representando os municípios alagoanos, uma representação de 100 funcionários da construção civil que participam do projeto de Educação de Jovens e Adultos, cinqüenta alunos da Educação Especial e mais 50 da Gerência de Educação Étnico Racial”.
Suely assegura que participarão também a Fundação Bradesco e Banda Fanfarra, a Legião da Boa Vontade, Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca e Banda Fanfarra, a Escola Marechal Floriano Peixoto, da Polícia Militar; as escolas particulares Maria José Omena, Maria Tereza e o Colégio Marista. Ao todo, serão cerca de 4.057 participantes”, garante.
Bandas — A cerimônia será animada pelas bandas das escolas Aurelina Palmeira, Edson Bernardes, Eron Soares, Humberto Mendes, Monsenhor Ribeiro Vieira, Graciliano Ramos, Banda Municipal de Mar Vermelho, Banda Estadual Costa Rego, Comendador Peixoto, Nossa Senhora da Apresentação, Banda Fanfarra Calabar, Rodriguez de Melo, Fanfarra Flor de Lis (Estadual), Bandas Municipais de São Sebastião, Coqueiro Seco, Messias, Judite Paiva, D. Pedro e Evanda Carneiro; Banda da Polícia Militar e a Banda Marcial Antenor Serpa de Menezes.
De acordo com gerente de Expressões Artísticas e Culturais da Diretoria de Ação Cultural da SEE, Maria Beatriz Brandão, o desfile comemorativo homenageia Teotônio Vilela como guerreiro da paz e defensor da luta pela Anistia Política. No primeiro momento será abordada a infância do senador, o seu lado religioso, o amor à terra, os sonhos e outros desejos que foram aflorando a partir do conhecimento da realidade e de sua trajetória. Ele entrou na política aos 54 anos como deputado estadual, depois foi vice—governador.
“Tornou-se reconhecido pela luta que empreendeu em defesa das causas sociais. Foi lançado senador a época do regime militar, quando começou a luta pela redemocratização do País. Assumiu o cargo de representante dos direitos humanos, criando vários projetos em defesa da causa. Viveu em prol da justiça, dignidade e liberdade”, informou.
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.