Foi inaugurado o Ponto de Cultura ABC Guerreiros de Joana Gajuru, localizado na Vila ABC em Fernão Velho. O projeto, criado pela Associação Teatral Joana Gajuru, é financiado pelo Ministério da Cultura através do Programa Cultura Viva.
Cerca de 35 crianças e adolescentes serão beneficiados com aulas de teatro de rua e vídeodocumentário com foco nos valores patrimoniais do bairro. A sede que abrigará o Ponto de Cultura comportará ainda laboratório de informática e sala de leitura e pesquisa, aberta a toda a comunidade.
A Fundação Municipal de Ação Cultural está apoiando a realização do evento de inauguração. Na ocasião, o secretário-adjunto de Cultura, Clébio Araújo terá um momento de fala, onde abordará questões ligadas ao desenvolvimento da cultura local.
Para a socióloga e coordenadora do Ponto de Cultura em Fernão Velho, Ane Oliveira, a Fundação Municipal de Ação Cultural tem se sensibilizado com ações culturais das comunidades de Maceió, contribuindo favoravelmente com o apoio técnico. O trabalho dos técnicos se volta principalmente para a elaboração de projetos, atividades socio-culturais e organização de eventos.
Durante o evento, será feita uma homenagem a alguns dos profissionais ligados ao meio cultural que tiveram importância na trajetória da Associação Teatral Joana Gajuru. Também acontecerão apresentações e performances culturais.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Maceió)
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.