A origem da escravidão humana perde-se no tempo e se acha ainda oculta pela poeira dos séculos que envolvem a própria historia do homem sobre a terra. Zumbi dos Palmares (1655-1695) é o símbolo maior da resistência negra contra a escravidão. Zumbi fincou pé em Palmares para defender o sonho de um povo livre! E valeu a experiência como legado histórico para as lutas contemporâneas do povo brasileiro e de muitos outros povos ao redor do mundo. O exemplo de Zumbi é marcado pelo espírito guerreiro que predominava no Quilombo dos Palmares e que hoje inspira grandes batalhas travadas por igualdade e justiça.
Vibrações e Percussões em homenagem a Zumbi dos Palmares
A banda Vibrações convida a sociedade alagoana para o lançamento do projeto Zumbi Vive que acontecerá no dia 15 de novembro, sábado, no Iate Clube Pajuçara, a partir das 19h. Um grande evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra e a Zumbi dos Palmares marcando a volta da banda a Alagoas após uma temporada no Sudeste.
O projeto Zumbi Vive tem como proposta agregar as manifestações afro descendentes num evento temático de caráter lúdico e informativo, com a perspectiva de chamar atenção do público alagoano para o valor histórico desta dataa. Haverá distribuição de panfletos informativos, execução de vídeos e sorteios de brindes. Os primeiros 1000 ingressos serão vendidos a 10 reais.
Participa da noite a banda Alma Rasta que vem reconquistando seu espaço na cena alagoana com as influências de jazz e blues que sempre identificaram a melodiosa harmonia do grupo.
O grupo Talita Cumi se apresenta em "busca da união, do fortalecimento, da conquista e da sabedoria" conceitos esses que compõem a filosofia do grupo.
O palco do Iate Clube Pajuçara recebe ainda, o Afoxé Oju Omi Omorewa, o grupo percussivo que tem como o propósito a difusão da dança e música afro primitiva e contemporânea.
No resgate da nossa matriz africana a Orquestra de Tambores nos apresenta "uma sintonia de ritmos, cores, timbres e sentimentos" no sentido de fortalecer a cultura nordestina tendo como resultado a forte batida dos instrumentos confeccionados pelos próprios integrantes do grupo.
E como não poderia deixar de ser o "Zumbi Vive" contará também com a mais fina e elaborada expressão da resistência à opressão, através de canto, dança e ginga representados pelos movimentos sincronizados da Capoeira e do Maculelê.
O Projeto Zumbi Vive é uma produção cultural da banda Vibrações, Assessoria de Comunicação Keka Rabelo e Apoio Cultural de IZP, SMOLDER, SKOL, Shopping MIRAMAR, POINT RADICAL, TCHUK JHONES, PRINT SHOP e SITE VIVA ALAGOAS.
Dando continuidade ao projeto no dia 16 de Novembro, a partir das 14h, acontece o II Seminário Reggae Ação para Transformar, debates na perspectiva de novos horizontes para o Movimento Reggae em Alagoas com a participação dos Professores Clebio Arújo, Edson Bezerra e dos músicos Ítalo John e Luiz de Assis.
Serviço:
Lançamento do Projeto "Zumbi Vive"
Com o show da banda Vibrações.
Participações das bandas Alma Rasta, Talita Cumi, do Afoxé Ojum Omim Orewa, Orquestra de Tambores.
E mais: Capoeira e Maculelê.
Local: Iate Clube Pajuçara
dataa: 15 de novembro (sábado), a partir das 19h.
Ingressos: OS PRIMEIROS 1000 INGRESSOS serão vendidos á 10 REAIS.
Antecipados: NAS LOJAS POINT RADICAL, TCHUK JHONES, STAND VIVA ALAGOAS E SHOPPING MIRAMAR.
II Seminário Reggae Ação para Transformar – Debates na Perspectiva de novos horizontes para o Movimento Reggae em Alagoas.
dataa: 16 de Novembro – a partir das 14h.
Local: em frente ao Iate Clube Pajuçara.
Keka Rabelo
Assessoria de Comunicação
Maceió Alagoas Brasil
keka_rrpp @hotmail.com
55 82 8863 7287
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.