As prévias do carnaval de Maceió são uma tradição na capital. Milhares de foliões participam todos os anos de desfiles de blocos, concursos de bumbas-meu-boi, entre outras atrações carnavalescas típicas da cultura local. As atividades culturais produzidas e apoiadas pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) para as prévias deste ano começaram no dia 13, com o Bloco Filhinhos da Mamãe e o Jaraguá Folia. Na manhã do dia 14, o desfile dos blocos Pinto da Madrugada, Turma da Rolinha e Pecinhas de Maceió, ao som de muito frevo e machinhas de carnaval, levaram à orla de Pajuçara milhares de foliões.
A FMAC, em parceria com a Liga dos Grupos Bois de Maceió, também promoveu, nos dias 14 e 15, o Festival de Bumbas-meu-boi na Praça Multieventos, onde foi construída uma grande arena para 10 mil pessoas. O concurso é uma representação da cultura popular expressada em diversos bairros da cidade. O resultado do concurso será divulgado hoje e os dez bois campeões farão um desfile no dia 22, na programação de carnaval da Prefeitura, na orla de Jaraguá, a partir das 20h, onde também desfilarão 11 blocos de frevo da cidade.
Já para agradar aos que curtem dançar ao som do axé, a Prefeitura de Maceió e a FMAC trouxeram diretamente de Salvador, para o estacionamento de Jaraguá, as bandas Sapeko, Patamares e Netinho e Banda, que por mais de seis horas animaram um público de mais de 30 mil pessoas.
Fonte: SECOM Maceió
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.