Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 29/03/2009

Meio-Dia de Graça do Sesc exibe documentários na programação de abril

Uma boa opção para fugir do tédio às segundas-feiras é curtir a exibição dos filmes no projeto Meio-Dia de Graça do Sesc, às 12h30, no Teatro Sesc Jofre Soares, Sesc Centro. No mês de abril, está na programação o filme Pro Dia Nascer Feliz, “um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas”. Trata-se de um belo documentário, que realça bem as diferenças de pensamento entre os adolescentes brasileiros dos mais diversos níveis sociais, causadas justamente pela vida que levam, abordando de forma genial a maior ferida do Brasil: a educação.
Também está na programação de cinema o filme Janela da Alma, uma reflexão emocionada sobre o ato de “ver” – ou não ver – o mundo, é um filme poético, que busca analisar o que é o olhar humano, e para tanto apresenta opiniões das mais diversas, enfocando vários aspectos do assunto-tema do documentário.
A programação do Meio-Dia de Graça do Sesc acontece às segundas-feiras (06, 13, 20 e 27 de abril), às 12h30, com palestra e debate após a exibição. Nos dias 06 e 13 de abril, será exibido o documentário Pro Dia Nascer Feliz, e encerrando a programação de cinema de abril, nos dias 20 e 27 será exibido Janela da Alma. A entrada é gratuita.

Programação

Segunda-feira, 6 e 13 de abril

Pro Dia Nascer Feliz
(88 min, 2007, Doc, Cor, Brasil)
Classificação Livre
Direção: João Jardim
Sinopse: Definido pelo diretor como “um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas”, Pro Dia Nascer Feliz  flagra o dia-a-dia e adentra a subjetividade de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com seqüências de observação do ambiente das escolas – meio, por sinal, bem pouco freqüentado pelo documentário. Sem exercer interferência direta, a câmara flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe e momentos de relativa intimidade pessoal.

Segunda-feira, 20 e 27 de abril

Janela da Alma
(73 min,2004, Doc, Cor, Brasil)
Classificação Livre
Direção: João Jardim
Sinopse: O premiado Janela da Alma apresenta dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual – da miopia discreta à cegueira total – que narra como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo.
Celebridades como o prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Pascoal, o diretor Wim Wenders, o fotógrafo cego esloveno Evgen Bavcar e o neurologista Oliver Sachs fazer revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens, e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade. Janela da Alma resulta em uma reflexão emocionada sobre o ato de “ver” – ou não ver – o mundo.

SERVIÇO
Meio-Dia de Graça
Dias: segundas-feiras
Horário: 12h30
Local: Teatro Sesc Jofre Soares, Sesc Centro
Rua Barão de Alagoas, 229 – Centro
Entrada franca
Mais informações: 3326.3700

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top