Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 09/04/2009

Cultura Maceió promove exposição “Ao Mestre com Carinho”

Inaugurada no dia 1º de abril, no Memorial à República, localizado no bairro de Jaraguá, a exposição Cidade de Papel Marche presta homenagem ao folclorista Ranilson França e apresenta esculturas retratando personagens dos folguedos populares de Alagoas.

Durante três meses, o Ponto de Cultura Chã de Folguedos, da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), localizado estrategicamente no bairro de Bebedouro, recebeu um grupo de jovens de 13 a 17 anos, moradores da comunidade do bairro, que tiveram a oportunidade de interagir com Achiles Escobar para aprender a técnica da papietagem e do papel marchê.

Os jovens utilizaram as técnicas para produzir esculturas inspiradas na cultura popular de alagoas e a iniciativa só foi possível graças ao Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura (MinC). A realização desse trabalho reforça a política de incentivo à promoção às tradições culturais maceioenses da Fundação Cultural.

Ranilson França era professor, pesquisador e folclorista e acompanhava de perto os trabalhos realizados nos Pontos de Culturas em Alagoas. A exposição está aberta ao público até o dia 16 de abril, no Memorial à República, e conta com a presença de toda a população alagoana para prestigiar a cultura local.

Fonte: SECOM Maceió

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top