Uma nova iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), visa ações sistemáticas de divulgação de obras audiovisuais alagoanas e nacionais para o público maceioense.
O projeto terá periodicidade quinzenal e dará vazão à nova produção de vídeo na cidade, servindo como veículo de disseminação cultural e inclusão. As exibições serão gratuitas e abertas a toda a população, sempre aos domingos.
A primeira edição do projeto levará ao Salvador Lyra o filme A História Brasileira da Infâmia, de Werner Salles, premiado pelo DOC-TV e que trata do controverso episódio envolvendo o bispo Sardinha e os índios Caetés.
Além deste documentário, será exibido o Mestre Benom: O Treme Terra, de Celso Brandão e Nicolle Freire. A exibição começa às 19h do dia 14, em frente à associação dos moradores dos conjuntos Salvador Lyra, José Maria de Melo e Jardim Tropical, em frente ao supermercado Bom Dia.
Fonte: SECOM Maceió
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.