Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 16/08/2009

Banda Fator 4 lança CD dia 23 em show na praia da Jatiuca - Posto 7

Após fazer o lançamento em Aracaju (SE), a banda alagoana Fator 4 fará o lançamento oficial, em Maceió, de seu primeiro CD "Amor e Ódio" no próximo dia 23 de agosto, domingo, num show na Praia de Jatiúca, a partir das 17h, aberto ao público. A banda traz uma proposta de música autoral que mistura o rock com pitadas de regionalismo nordestino. O Cd estará à venda no local por R$ 10,00. Informações: 3032-0489 / 9971-4281.

Com inspiração nos anos 70 e 80 a Fator 4 inova e faz um som atual, comprometendo-se com a verdade e liberdade de suas letras. A história da Fator 4 se confunde com a dos próprios integrantes, que passaram por diversas bandas de diferentes estilos. O seu nome vem de um fato engraçado, pois toda vez que chegava ao quarto integrante, a banda acabava, e após várias formações se chegou a atual: Hugo Salatiel (guitarra e voz), Marcos Romão (baixo e voz) Junior Batera (bateria) Fred Melo (guitarra solo e voz) e 1 convidado (Percussão),formando assim um quinteto, apenas para quebrar a numerologia do “4”. As composições da banda são dos músicos Marcos Romão, Hugo Salatiel e Fred Melo, que expõe em suas letras e canções as influências em artistas como Deep Purple, Queen, Legião Urbana, U2, Luiz Gonzaga, Santana, Mutantes, Secos e Molhados, Paralamas do Sucesso, The Police, Raul Seixas, Chico Science, ,Bob Marley... entre outros nomes do rock e Jazz da música mundial. Também foram publicados artigos sobre a banda na Revista GRC Rock edições nº 4 e 6. Na rádio virtual a chave do som a música “Amor e ódio” ficou durante seis meses em primeiro lugar, e este fato rendeu a banda um convite especial desta rádio para participar da coletânea Rock Total 2007 – volume 2, que contou com a participação do vocalista Nasi da banda IRA!. A banda recebeu em maio de 2007 em São Paulo o troféu de banda revelação 2007 – Categoria Independente - no 1º Premio GRC Music de música independente .

A banda Fator 4 está na estrada da música há um pouco mais de três anos e lançou recentemente o seu primeiro CD: Amor e Ódio, com uma combinação de ritmos mas que tem no rock sua vertente principal. Nosso objetivo com esse projeto é viabilizar uma turnê da banda com o show “Amor e ódio” por sete cidades de sete estados brasileiros. Além disso, pretendemos trocar experiências com outros músicos e bandas que como nós, estão fora do circuito comercial. • Natal (RN) • Quixadá (CE) • Salvador (BA) • Laranjal Paulista (SP) • Belo Horizonte (MG) • Vitória (ES) • Brasília (DF)
A banda vem se destacando na internet, em sites de bandas independentes, tipo:
www.myspace.com/fator4 www.palcomp3.com.br www.bandasdegaragem.com.br/fator4 www.chavedosom.net onde as músicas “Amor e ódio” e “Minha órbita” , estão sendo bastante acessadas. Também participou de três coletâneas nacionais, promovidos por sites de bandas independentes e rádios virtuais, como: Rock Total 2006 – volume 9 e Rock Total 2007 – volume 2 (promovidos pelo site www.chavedosom.net de Guarulhos/SP); GRC Rock – volume 1 (promovido pela produtora GRC Music Produções – SP, sob a produção do músico Eduardo Prata); Também foram publicados artigos sobre a banda na Revista GRC Rock edições nº 4 e 6. Na rádio virtual a chave do som a música “Amor e ódio” ficou durante seis meses em primeiro lugar, e este fato rendeu a banda um convite especial desta rádio para participar da coletânea Rock Total 2007 – volume 2, que contou com a participação do vocalista Nasi da banda IRA!. A banda recebeu em maio de 2007 em São Paulo o troféu de banda revelação 2007 – Categoria Independente - no 1º Premio GRC Music de música independente. A banda já se apresentou em vários shows de rock no cenário alternativo no Brasil, em festivais de música,e também em dataas comemorativas. Uma dessas apresentações na Feira internacional da Musica 2008 (www.feiramusica.com.br ), realizada na cidade de Fortaleza-CE, foi um sucesso, e rendeu muitos contatos e shows.

Entrevista com o guitarrista Fred Melo

1. Quando a banda foi fundada e onde?

A banda Fator 4 surgiu em 2006 aqui em Maceió, mas devido a incompatibilidade musical de alguns músicos, a Fator 4 passou por varias mudanças. e com isto a banda sempre parava a produção.

E foi até que no inicio de 2008 se chegou a formação atual, finalizando finalmente o primeiro cd.

2. Qual é a proposta da banda em relação ao som?

Procuramos manter um nível de qualidade em nossas músicas, e não buscamos modismos!!!

A Fator 4 tem em seu som uma variedade de influencias regionais, mas a verdadeira proposta que encara, é a de assumir com muito orgulho a paixão pelo rock'n'roll. Sempre voltado aos nossos ideais, que acreditamos ser o mais correto e melhor para todos nós.

3. Como vocês definem o som da banda?

Somos uma banda de ROCK POP EXPERIMENTAL, pelo menos foi assim que decidimos nos auto-rotular.

As pessoas perguntam sempre:  "Porque experimental??", e sempre falamos que o "experimental", vem da fusão de ritmos regionais com o rock. Achamos que esta seria a melhor maneira de explicar o nosso som.

4. Qual a formação atual e o que cada um faz na banda?

A banda hoje é formada fisicamente por 4 integrantes + 1 convidado,formando assim um quinteto no palco.

A Fator 4 é:

Marcos Romão (Baixo e Voz)

Fred Melo (Guitarra e Voz)

Hugo Salatiel (Guitarra e Voz)

Junior Batera (Bateria)

e o quinto integrante é um convidado sempre muito especial para tocar percussão.

5. Qual a ocupação de cada um fora a banda?

Bom, esse é o lado louco dessa banda, pois tem de tudo. (risos) vamos lá...

O Hugo exerce a função de engenheiro, o Marcos de advogado, o Fred e o Junior Batera são músicos profissionais que vivem exclusivamente da música!!

6. Quem compõe?

A parte de composição de arranjos é composta por todos integrantes. Porém a parte de letra, geralmente fica mais a cargo do Marcos e do Hugo,e com algumas são minhas também.

7. Quais suas influências?

Esta parte é bem eclética, pois curtimos muita coisa diferente uns dos outros. Mas em geral curtimos muito o som dos anos 70 e 80. Temos uma grande admiração por trabalhos criados nesta época, pois se tornaram imortalizados!!!

8. Por que optar em fazer um som autoral, ou seja, sem apelar para o excesso de covers?

Bem, a banda nasceu justamente por este motivo, a necessidade de se fazer um som que fosse autentico e o mais original possível!! Copiar não é o nosso ideal, queremos ser nós mesmos, e mostrar ao mundo que podemos ser reconhecidos com a nossa própria musica, sem precisar apelar para atingir um publico maior! Somos Fator 4, e isso já nos basta!!!

9. De que forma a banda se relaciona com seu público?

Sempre mantemos contato com todos que nos mandam cartas, emails, mensagens e etc. Queremos estar o mais perto possível deles, pois precisamos disso para nos mantermos vivos. É o nosso combustível para enfrentarmos as dificuldades, pois é muito dificil uma banda de musicas proprias se manter sozinha, precisamos sempre de um certo apoio, seja financeiro ou moral.

10. Quais os planos da banda para o futuro?

Do futuro, esperamos fazer sucesso, sabemos que é dificil, mas estamos em busca dele!!!

Temos planos de gravar um DVD com alguns amigos convidados, e fazer uma turnê para divulgar a nossa musica pelo mundo. Também temos sonhos, alguns deles até faceis de se realizarem. Como por exemplo chegar a vender 1 milhão de cópias do nosso cd. (risos)

11.Amor e ódio além do título do primeiro CD, também reflete a relação do músico com a música? Porquê?

É, realmente na vida, tudo tem uma certa relação entre o amor e o ódio. Na musica nao poderia ser diferente.

Os musicos geralmente são discriminados por serem apenas "musicos". Quantas vezes ja ouvimos falar assim: "Menino vai estudar, que esse negócio de musica nao dá certo!"

Gerou-se assim, um numero muito elevado de profissionais frustados, pois conheço varios de outras areas, que gostariam de viver da musica, mas que se acovardaram diante das dificuldades e decidiram assumir outra profissao na vida, por acharem mais faceis de ganhar muito dinheiro.

A imagem de irresponsabilidade, de drogado, e de louco, ficou eternizada a esta profissão, que é uma das mais lindas profissões(desde que encarada com seriedade é claro!!).

E para nós, isto sim, nós ODIAMOS, a discriminação na musica!! Enquanto por outro lado, AMAMOS fazer musica!

12. Falem um pouco das principais músicas deste CD?

Falar do cd... vou tentar ser breve.

este cd tentamos chamar a atenção de todos para um problema social que fala de uma situaçao mal resolvida, e que atinge diretamente a população de nossa cidade, a questão do aterro sanitário ser dentro da cidade, e  basicamente "De frente pro mar", que é um dos maiores contrastes que ja presenciamos.

Mas como não poderia faltar, o cd traz também um lado romântico, onde bebemos na fonte da filosofia,quando recitamos versos em nossas canções, como em "A Rosa" e "Você virou estrela" por exemplo.

Traz também, um acervo cultural de ritmos regionais, em fusão com o rock. Ritmos como Ciranda, Caboclinho, Maracatu, Samba, entre outros, mas tudo isso inserido ao rock.

13. Por que só lançar o CD agora em Maceió?

Bom, o cd será lançado em Maceió só agora, depois de já o termos feito em Aracaju, em maio passado, porque é muito difícil produzir música autoral (própria) em Maceió, e tivemos agora essa oportunidade de fazermos esse show na praia de graça para o público. Esperamos ajudar a mudar isso em Maceió e mostrarmos aos nossos conterrâneos o nosso som.

Serviço:

Show de lançamento oficial do CD "Amor e Ódio" da banda alagoana Fator 4
Local: no próximo dia 23 de agosto, domingo, num show na Praia de Jatiúca, no Posto 7
Horário: a partir das 17h
O Cd: estará à venda no local por R$ 10,00.
Informações: 3032-0489 / 9971-4281.


Keyler Simões
Jornalista e Produtor Cultural
www.tudoalagoas.com
 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top