Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 20/10/2009

“Uma noite em Tabariz” e exposição “Bordel” nesta quinta no Mandala

A próxima quinta-feira (22) será repleta de cultura do Centro de Maceió. O espetáculo teatral “Uma noite em Tabariz” e a exposição “Bordel”, uma coletânea dos artistas Agélio Novaes (colagem), Lula Nogueira (óleo sobre tela) e Siloé Amorim (fotografia) são as atrações do projeto Quintas no Mandala desta semana.

Com conteudo de Luiz Sávio de Almeida e música de Mácleim, o espetáculo “Uma noite em Tabariz” conta histórias e estórias, dores e amores dos amantes da boemia do antigo bordel de Maceió.

Personagens imaginários revelam entre músicas e passos de tango uma das noites mais badaladas na década de 50, no Tabariz. O prostíbulo, localizado na Rua Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá, em Maceió, é a inspiração para criação dos personagens. Criado por Benedito Mossoró, o prostíbulo marcou a história da capital alagoana, sendo reconhecido em trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tema de samba conhecido nacionalmente.

O escritor Luiz Sávio de Almeida, que tem em seu currículo conteudos teatrais desde 1984, quando produziu o espetáculo Comeram D. Pero Fernandes Sardinha. Em 1985 escreveu Festas nas Alagoas, em 1998 A Igreja Verde e A Farinhada, e agora ressurge com um rico conteudo que deslumbra o fascínio de relembrar as belas noites do bairro de Jaraguá.

Mácleim, cantor e compositor, revela sua criatividade musical fazendo uma transição por diversos ritmos, passando pelo tango, blues, bolero, baião e frevo, demonstrando um registro simultâneo de sons a vida dos personagens e aos amantes da noite.

O músico alagoano Moacyr Leandro também fará sua apresentação ao término do espetáculo teatral.


Serviço
Espetáculo:
Uma Noite em Tabariz
Grupo: Cia. do Chapéu
Local: Mandala Café e Restaurante – Rua Barão de Maceió, 105, Centro
dataa:  22 de outubro (quinta)
Horário: 21h
Ingressos: R$ 15,00 (individual) e R$ 60,00 (mesa)
Classificação:  14 anos
Produção: Alexandre Holanda

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top