Neste domingo, dia 23, acontece a edição “Especial da Diversidade” do Maceió Viva Cultura Música, no Posto 7. A partir das 18h, se apresentam Igbonan Rocha e o grupo Poesia Musicada no Pandeiro.
POESIA MUSICADA NO PANDEIRO
Toada, coco e poesia. Dessa mistura nasceu uma autêntica expressão da cultura popular alagoana. A Poesia Musicada no Pandeiro tem um pouco de teatro e declamação. No entanto, é a batida grave do pandeiro tocado por Fagner Dübrown, a voz estridente do cantador Rogério Dias e o estribilho que consolidam o novo estilo de fazer popular.Depois de muitos pedidos, a dupla aceitou a proposta do público e acrescentou novos elementos: o violão, contrabaixo, zabumba e outras percussões se juntaram ao pandeiro, preenchendo o som numa mistura que proporciona um ritmo reflexivo e dançante.
Fernando Pessoa, Jorge de Lima e Florbela Espanca são alguns dos nomes que fazem parte do repertório do show.
IGBONAN ROCHA
Nascido em Salvador (BA), mas morando em Maceió há mais de 20 anos, este baiano de sorriso farto e voz singular, escolheu as Alagoas como sua terra.Em Maceió, começou a receber convites para fazer abertura de shows de grandes nomes da MPB, como Danilo Caymmi, Tânia Alves, Leila Pinheiro, João Nogueira, Jair Rodrigues, Xangai, Zezé Motta e muitos outros.
Fonte: SECOM - Maceió
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.