Programa ressalta riqueza dos folguedos e entrevista folcloristas e mestres
Na semana em que se comemora o Dia do Folclore, o programa Página Aberta, da TV Educativa de Alagoas (TVE), preparou edição inteiramente dedicada às tradições folclóricas, ressaltando folguedos como guerreiro, pastoril e chegança. O programa vai ao ar nesta quinta-feira, 26, às 20 horas, chamando a atenção ainda para a luta e esforço de muitos para manter viva a cultura popular no Estado.
Alagoas possui hoje o maior número de folguedos do país, totalizando 29, distribuídos na capital e interior do Estado, tendo o guerreiro como maior manifestação tipicamente alagoana. Para saber mais sobre estas tradições culturais, a equipe de reportagem da TVE visitou alguns destes grupos folclóricos, para mostrar a beleza e as características que diferenciam os nossos folguedos daqueles existentes em outras regiões do país.
O repórter Sérgio Torres conversa com a museóloga Carmem Lúcia Dantas, que ressalta a importância cultural dos folguedos e explica a origem da formação de algumas dessas manifestações. A equipe de reportagem conversa ainda com o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, que fala da importância da retomada do projeto Engenhos de Folguedo, que está possibilitando apresentações de grupos populares nas noites de quarta-feira, às 20 horas, no Museu Floriano Peixoto.
O programa da TVE também mostra detalhes do Museu de Antropologia Cultural Théo Brandão, pertencente à UFAL e localizado no centro de Maceió, que reúne grande acervo da arte e da cultura popular produzidas em Alagoas. O Página Aberta ressalta ainda a luta dos mestres para manter os grupos em atividade e traz depoimentos de folcloristas, participantes e colaboradores, a exemplo do mestre Juvenal Leonardo.
A reportagem também apresenta uma nova geração de jovens interessada e que participa de manifestações populares. O especial mostra belas imagens que traduzem o brilho, as cores, a harmonia e a alegria de manifestações que resistem ao tempo e mantém viva e dinâmica das tradições populares. O programa Página Aberta é reprisado aos sábados ao meio-dia e às segundas-feiras, às 8h45.
Rede Nordeste - Ainda sobre o folclore alagoano, a TVE preparou matéria especial relatando a história do guerreiro alagoano para a série “Nosso Nordeste”, que reúne as TVs públicas do Nordeste para exibição nos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
por ASCOM - IZP
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.