Maceió parece que tem "medo" de ficar velha. Veja o que saiu na mídia:
Domingo, dia 5 em uma página inteira de jornal, saiu uma homenagem a cidade com o titulo, “Parabéns Maceió pelos 195 anos” assina PMM. Hoje no site oficial da Prefeitura publicaram a matéria “Maceió completa 171 anos ostentando beleza e modernidade.” Fazendo referencia ao dia 9 de dezembro de 1839.
Na realidade, as 2 dataas estão corretas. Dia 5 de 1815, Maceió foi emancipada de Marechal Deodoro e dia 9 de dezembro de 1839 passou a ser capital de Alagoas. E ainda, segundo a literatura local, em 16 de dezembro de 1839 inaugurou a nova capital da província de Alagoas. Acho que a Prefeitura deveria ter uma dataa única para comemorar seu aniversario. E o feriado municipal é dia 8, que é a dataa da padroeira de Macrechal Deodoro, isso da uma confusão da gota na cabeça do povo.
Me lembrei de um trecho do poema de Paulo Góes Andrade, que começa assim:
Oh, Maceió...
Hoje te vejo tão diferente
Dos anos que me viste adolescente,
Quando também eras para mim
Uma menina-moça, embora idosa.
...
Veja na integra na URL http://www.bairrosdemaceio.net/
Opção: Em Verso e Prosa / Paulo Góes Andrade / Oh, Maceió
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.