Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 21/06/2011

Wilma e Igbonan nas finais do Prêmio da Música Brasileira

Por Giselle Codá - site http://www.alagoanos.com.br

A dupla do Clube do Samba parece mesmo estar predestinada ao sucesso nas grandes premiações da música brasileira. O talento de Wilma Araújo e Igbonan Rocha pode ser conferido novamente no Prêmio da Música Brasileira, agora em sua 22a edição. Ano passado, a dupla também marcou presença nas finais do concurso com a canção Mas quem disse que eu te esqueço, de Dona Ivone Lara.

Este ano, o prêmio homenageia o grande sambista Noel Rosa, também conhecido como o Poetinha da Vila. Wilma e Igbonan interpretaram uma nova versão para a canção Feitio de Oração (composição de Noel Rosa e Vadico), composta com a participação dos músicos Marcus Vinícius, Wilberth Fialho e Ronaldo Sirino.

Nesta etapa do concurso, os finalistas recebem os votos do público pela internet. São 10 finalistas aguardando votos. Para prestigiar a boa música de Wilma e Igbonan basta entrar no site da premiação e votar nesta dupla que tão bem representa Alagoas. No ano passado os dois ficaram entre os 3 finalistas, participando, inclusive, da festa de entrega do prêmio no Teatro Municipal no Rio de Janeiro.

Importante

A votação pela internet termina no dia 30 de junho. A cerimônia de premiação acontece no dia 3 de julho, no Teatro Municipal no Rio de Janeiro.

Repertório

Segundo Igbonan, a participação da dupla este ano começou quando souberam que o samba seria homenageado novamente, desta vez através de Noel Rosa. Ao pesquisar uma música na qual a dupla pudesse mostrar toda sua versatilidade, em princípio a escolhida foi Para me livrar do mal, de Noel Rosa, Ismael Silva e Francisco Alves.

Mas apesar de ser uma canção com bastante humor - o que por sua vez permitiria a exploração de cenas de brigas de casal, sua linha melódica é muito simples e os músicos (liderados por Marcos Vinícius) não tinham mais tempo para criar um arranjo mais sofisticado, quesito de grande relevância na avaliação da premiação.

Sendo assim, o fato é que Wilma e Igbonan acabaram acertando em cheio. Pensando coletivamente - como é de costume no NOSSO SAMBA, o grupo acabou escolhendo Feitio de Oração. Na opinião de Igbonan, uma belíssima homenagem a Noel e Vadico, que reforça tudo o que o conjunto pensa sobre o ritmo que tanto amam, o samba.

Wilma e Igbonan

A dupla dividiu o palco pela primeira vez em 1996, no Hotel Pratagy. Ele fazia abertura do show de Leila Pinheiro e Marcos Assunção, quando seu produtor pediu que uma cantora nova, amiga dele, desse uma canja. E Wilma cantou De mais ninguém, de Marisa Monte e Arnaldo Antunes.

A partir daí começava uma grande amizade e parceria. Em 2003, Igbonan recebeu um convite de Wilma para cantar Milagreiro, do Djavan, em seu próprio show no projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato. Já em 2005, subiram novamente ao palco do Deodoro no show Entre Amigos, também durante o projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato. Igbonan fez ainda uma participação especial no primeiro CD de Wilma cantando Alagoas, (Djavan).

Estabelecido o sucesso da parceria de dois cantores de MPB apaixonados pelo samba, o passo seguinte não poderia ser outro senão criar o NOSSO SAMBA com Marcos Vinícius (marido de Wilma e arranjador).

Desde março do ano passado, o projeto NOSSO SAMBA reúne - uma vez por mês, músicos de alta qualidade na Chopperia ORÁKULO, a partir das 19h. Todos, obviamente, apaixonados por samba. Aliás, o próximo encontro da turma está marcado para 02 de julho.

Participe! O endereço para votação é www.premiodemusica.com.br/finalistas/wilma-de-araújo-bezerra-igbonan-rocha-marcus-vinícius-wilberth-fialho-e-ronaldo-cirino

Prêmio da Música Brasileira

Lançada em 1987, a premiação incentiva a descoberta de talentos e premia artistas consagrados e novos. Faz isso celebrando a música nacional: a cada ano, homenageia um artista brasileiro. Em 2011, Noel Rosa é o escolhido.

Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Maria Bethânia, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Kéti e Dominguinhos, Clara Nunes, D. Ivone Lara já foram relembrados no Prêmio. Um time plural como a música brasileira.

Um conselho – formado por Gilberto Gil, João Bosco, Yamandú Costa, Wanderlea, Zuza Homem de Mello, Antonio Carlos Miguel e pelo idealizador do Prêmio, José Maurício Machline – determina o regulamento, o homenageado e o os 26 jurados que formarão o júri a cada edição. São críticos, jornalistas e músicos que definem os selecionados e os três finalistas: ao todo, são 111 indicados. O resultado é revelado na festa de entrega, numa noite sempre emocionante.

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top