Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 14/07/2013

Marcelo Cabral lança o disco MC+20 no Espaço Cultural Linda Mascarenhas

Evento acontecerá na noite de 25/07 e conta com o apoio do Instituto Zumbi dos Palmares e Fundação Municipal de Ação Cultural.

MC+20

Por Fernando Coelho

Punk rock. Peso, política e protesto. Uma vertente musical e os ingredientes de sua linguagem. Ideologia punk filtrada pela consistência musical rock. Se for diferente, não faz sentido. Não é punk rock.

Em tempos de turbulência social, a provocação estético-musical do trio MC+20 sintoniza o grito manifesto a ecoar pelo mundo – seja em Maceió, São Paulo ou Berlin. Em cinco músicas, dez minutos, Melinna Guedes (guitarra), Felipe Gomes (bateria) e Marcelo Cabral (baixo e voz) mostram que o punk rock continua a fazer sentido.

Se a relação com o gênero é autêntica – na faixa dos 20 anos, Melinna e Felipe injetam o frescor juvenil que o tranco musical exige –, a intimidade é genuína: egresso da celebrada cena musical alagoana de meados dos anos 1990, Marcelo Cabral cravou o nome no cenário com o lendário Mental (festejado representante do punk rock local) antes de ingressar na elogiada carreira solo e depois ao lado do Coisa Linda Sound System.

No disco, o bicho pega. A Lua é pancada das antigas. Releitura recauchutada de um petardo da época do Mental. “Os pedaços da vida / Abertos como ferida / Expostos a quem tem coragem de ver”, vocifera Cabral.

Sobrinho de Carlos Bala e Beto Batera, dois dos maiores ícones alagoanos do ritmo, Felipe Gomes respeitou a simplicidade e esbanjou firmeza na levada surdo e caixa à lá Ramones na introdução de Punk Rock Dog: uma porrada cantada em inglês sobre vivências em Berlin.

Única composição assinada pelo trio, a instrumental Pedrada amplia as cores da paleta musical do MC+20. Uma pincelada de rock pesado aqui, uns riscos de reggae acolá, com Melinna Guedes a florear o ambiente sonoro em jogadas espertas de reverb e delay.

O melhor ficou para o final com a dobradinha Ação Alien e Promessa. A primeira tem riffão marcante, groove arrebatador e letra para cantar diante do espelho: “Se não é você / Quem é que com o voto / Empossa os governos que estão no poder?”.

Já Promessa encerra com o arranjo mais elaborado e um trecho final com baixão hipnótico, guitarras rasgadas e andamento marcial a formar uma massa sonora com elementos extraídos do melhor do indie rock 90s – de Living in the Shit a Sonic Youth. Baixe duas vezes, pra garantir.

Lançamento

O show de lançamento acontecerá na noite de 25 de julho, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, às 20:00h, aberto ao público, em uma parceria Instituto Zumbi dos Palmares e Fundação Municipal de Ação Cultural - FMAC. O disco está disponível para baixar gratuitamente no endereço marcelocabral.tnb.art.br

Simultaneamente ao lançamento do disco, a banda lança quatro videoclipes inéditos (Ação Alien, Punk Rock Dog, Pedrada e A Lua), material escrito, dirigido e editado por Marcelo Cabral. Para assistir acesse o canal de vídeos MC+20 no youtube.com/marcelocabral20

O projeto

O projeto Marcelo Cabral+20, ou MC+20, surgiu em junho de 2012 com o objetivo de comemorar os vinte anos de carreira musical do compositor alagoano Marcelo Cabral. A banda MC+20 apresentou, em Maceió, Arapiraca, e São Miguel dos Campos, show comemorativo que revisa a carreira de três discos nos dez anos do projeto Coisa Linda, um disco e três demos com o Mental, seu grupo nos anos 90, além de material inédito produzido pela banda MC+20. Em Maceió, a banda fez um grande show no Posto 7, Praia de Jatiúca, para um público animado de mais de 3.000 pessoas, durante o Festival Rock Cordel.  Após os shows, o trio entrou em estúdio para produzir o disco.

Trajetória

Apesar de ter começado nos palcos em 1990, com a banda Taxidermia, o projeto Marcelo Cabral+20 apresenta ao vivo o material produzido nos últimos 20 anos, compreendendo o período entre as últimas gravações do Mental e o mais recente disco do Coisa Linda Sound System. Ao vivo, quem já conhece o trabalho do compositor, pode revisitar canções conhecidas como Só, Baião de 2, Estação e Pé de Carambola, com roupagem rock em versões cruas e diretas. Com o Coisa Linda Sound System, Cabral passou por palcos da música independente brasileira como Sesc Pompéia, em São Paulo, A Obra em Belo Horizonte e Rua da Cultura, em Aracaju, além de tocar em festivais como Grito Rock, em Recife e Arapiraca, e Festival Maionese, em Maceió.

SERVIÇO:

Show de lançamento do disco MC+20.
Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas – Instituto Zumbi dos Palmares. Av. Fernandes Lima (anexo ao CEPA).
dataa: 25/07/13 às 20:00h
ABERTO AO PÚBLICO.
APOIO CULTURA: Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC – Prefeitura de Maceió e Instituto Zumbi dos Palmares – IZP – Governo do Estado de Alagoas.
Contato: (82) 9912-0245 marcelaocabral@gmail.com

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top