Em 2023, na 20º edição, fui homenageado com o prêmio notáveis da cultura alagoana, na categoria Fomento a Literatura. O prêmio notáveis da cultura alagoana é um evento muito significativo, porque reúne todos os artistas e reconhece a dedicação, o talento dos que integram o cenário da cultura popular alagoana. Esse ano de 2025, a edição se realizou em 23/01, na barraca Pedra Virada, orla de Ponta Verde, uma festa ao pôr do sol para celebrar a força da cultura.
Em sua 21º edição, o prêmio faz memória ao legado do escritor e neurocirurgião alagoano Ronald Mendonça e homenageia o pesquisador, memorialista, e defensor das tradições populares, do autentico forró alagoano, José Lessa Gama, eu tive novamente a emoção de ser homenageado, na categoria incentivador cultural. Um reconhecimento que para mim, muito me entusiasma e motiva a não desanimar e vem reafirmar a relevância do trabalho que venho produzido, não somente como escritor, mas como propositor das políticas literárias, integrado ao coletivo de escritores alagoanos e a contribuição dos autores, parceiros de outros estados, para motivar a pesquisa, a produção e a divulgação da literatura alagoana, nacional.
A literatura alagoana é a arte que transmite o conhecimento através da linguagem, da escrita, da oralidade sobre a história, a diversidade cultural, manifesta o valor de seus autores, as belezas históricas e naturais e propaga o turismo que nossa terra tem.
Gratidão a todos os escritores, poetas, poetizas, leitores e a todos que reconhece esse valioso itinerário literocultural. Obrigado por partilhar comigo os talentos, as lutas e celebrar as honras e glorias, para desenvolver uma cultura literária acessível, justa, comprometida com a preservação da identidade cultural e a valorização dos artistas alagoanos.
Contamos com sua participação leitores(as), Professores (as), para que a literatura alagoana seja lida, evidenciada e seus autores tenham o reconhecimento pela criatividade e valores que expressam, para o desenvolvimento humano e social.
Na orla de Ponta Verde,
Celebramos com alegria,
Os notáveis alagoanos,
a festa do reconhecimento,
do talento, da diversidade,
Pelo fortalecimento da unidade,
Que mantem a cultura alagoana
Incomparável e resplandecente.
Confira Momentos Marcantes da Entrega do Prêmio Notáveis da Cultura Alagoana
Escritora Cristina Nolasco e sua Mãe Helenilda Nolasco
Escritora, Poetiza e Declamadora Luzia Rodrigues
E o Mestre Cordelista Jorge Calheiros
Escritoras Rochelli Messias Assis,
Cristina Nolasco e minha Mãe
Com as integrantes do Grupo FOCUARTE
João Lemos, Presidente da FOCUARTE, Acadêmico, Jornalista,
homenageado na categoria Mestre da Cultura Popular
Escritor, Poeta, Acadêmico Ari Lins Pedrosa,
Homenageado na categoria Livro Infantil
Gal Monteiro, Escritora, Jornalista, Apresentadora
Minha Mãe, minha companheira e alegria
de todas vitórias e celebrações
Escritora Chantal Frazão, no qual tive a satisfação de conhece-la e ser presentado com sua obra, homenageada na categoria Livro de Memória e como gratidão, a presenteei com o exemplar do livro Contando Alagoas em Prosa e Versos. Se você desejar adquirir, entre em contato em nossa redes sociais
@mcversosepalavras @chantal_frazao
Fonte: Matheus Cacalcante
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.