Em cumprimento às metas e diretrizes do Plano Diretor (Lei Municipal n° 5.486), a Prefeitura de Maceió decretou, no Diário Oficial do Município, a implementação da Eco Via Norte. A nova via interligará a parte alta da capital e a baixada litorânea, melhorando a mobilidade dos bairros Benedito Bentes, Serraria, Jacarecica e Guaxuma. Com seis quilômetros de extensão, a Eco Via Norte possui um Corredor Principal e outras quatro ramificações. A via principal fará a interligação entre o Complexo Benedito Bentes e Guaxuma, finalizando na rodovia AL – 101 Norte. Já os corredores secundários abrangem os seguintes trechos: Benedito Bentes – Antares, Benedito Bentes – Conjunto José Tenório, Jacarecica – São Jorge e Benedito Bentes - Riacho Doce.
Para o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Márzio Delmoni, a nova via consiste em mais uma conquista para a cidade. “É a prova de que o Plano Diretor do município está sendo cumprido e respeitado”, afirmou o secretário.
A Eco Via Norte é uma via estruturante com canteiro central de oito metros de largura, que será amplamente arborizado. Sua proposta buscou novos padrões de mobilidade e sustentabilidade, considerando as ciclovias e os passeios, ampliando a malha viária e proporcionando melhores condições de acessibilidade à população do entorno da área urbana.
O turismo também será beneficiado, através da melhoria do fluxo entre o aeroporto e o litoral, minimizando o tempo de viagem. O projeto, orçado em R$ 24 milhões, será executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) com recursos federais, além da contrapartida do município, já garantida pela Secretaria Municipal de Finanças (SMF).
Fonte: SECOM - Maceió
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.