Notícia

Por, Bairros de Maceió - 26/03/2008

Maceió terá Núcleos de Atividades Físicas nos bairros

A Prefeitura de Maceió, através do Departamento de Defesa à Saúde (DDS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai inaugurar, até o próximo mês de junho, cinco Núcleos de Atividades Físicas. Neste momento, serão beneficiadas, com ações de promoção e prevenção à saúde, as comunidades do Benedito Bentes, Feitosa, Osman Loureiro, José Tenório e Virgem dos Pobres.

Criados dentro do projeto “Pratique Saúde Maceió” – uma iniciativa das coordenações de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant) e de Promoção e Educação em Saúde – os núcleos têm o objetivo de oferecer às comunidades e usuários do SUS uma estrutura para atividades físicas e de lazer, estimulando a prática dos exercícios como forma de prevenção de doenças, em especial as cardiovasculares.

“Essa ação é mais um esforço da gestão do secretário Théo Fortes no sentido de oferecer mais qualidade de vida à população, principalmente, aos moradores de áreas mais carentes, estimulando a mudança de atitudes e adoção de hábitos saudáveis”, reforçou o diretor do DDS, Ednaldo Balbino.

Custeados por recursos do Ministério da Saúde – definidos pela Portaria nº 2.608/05, que definiu recursos para a implementação da Estratégia Global de Alimentação e Atividade Física – os núcleos contarão com equipes multidisciplinares (educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiras, além de estagiários universitários da Ufal e do Cesmac), que vão acompanhar e orientar as pessoas em atividades físicas, ações de promoção e prevenção à saúde, palestras, informações nutricionais e atividades de lazer, entre outras. Além dessas equipes, a iniciativa terá órgãos e instituições afins como parceiros.

“Tomando como exemplo as cidades de Recife, Aracaju e Vitória, onde projetos como esse já são desenvolvidos com sucesso, acreditamos que os núcleos somente trarão benefícios à população, especialmente no aspecto da prevenção, num investimento direto na redução do risco e morbimortalidade causados por doenças como diabetes e hipertensão, como fazem os países desenvolvidos”, afirmou a coordenadora das Dant, Nilce Tavares Mend

Crédito da Foto: Josival Monteiro
Fonte: SECOM

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top