O prefeito Cícero Almeida e o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães, anunciam nesta segunda-feira (20), às 16h, a implantação em Maceió do primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do país. O investimento é da ordem de R$ 150 milhões.
A adoção desse novo sistema de transporte em Maceió vinha sendo negociada desde o ano passado entre a Prefeitura, o Ministério das Cidades e a CBTU. Com a aprovação do projeto, Maceió será a primeira entre as capitais do Nordeste onde a CBTU vai implantar o sistema, previsto para ser adotado também em Natal e João Pessoa.
As três capitais têm situações idênticas, sendo que o percurso do VLT de Natal será o maior com 56 quilômetros em dois ramais. O percurso de João Pessoa é de 30 km e Maceió de 32 quilômetros.
O VLT – também conhecido por Trem Padrão – é um veículo moderno, eficiente, confortável e de melhor desempenho que as locomotivas comuns.
Os modelos devem ter tração a diesel, locomotiva de “duas frentes”, bitola métrica, climatização, carros de aço inoxidável, níveis controlados de poluição, sinalização, sonorização e radiocomunicação, vigilância automática e devem atingir velocidade máxima de 80 km/h.
Fonte: SECOM Maceió
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.