Encontrar os endereços, telefones e o tipo de comida dos restaurantes e bares de Maceió é mais um serviço oferecido aos turistas que se hospedarem nos meios de hospedagem filiados a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL). Os visitantes vão encontrar nos apartamentos o Guia de Restaurantes e Bares de Alagoas com 50 empreendimentos filiados a Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel – AL). A novidade do Guia, que foi lançada nesta quinta-feira (03), com café da manhã no Hotel Pajuçara, é o apoio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) e da empresa Display.
A secretária da Semptur, Claudia Pessôa, disse o Guia é mais uma ferramenta importante para promover a gastronomia como roteiro importante do turismo da cidade. “A nossa gastronomia é o segundo motivo do turista visitar Maceió e esta informação é baseada numa pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em 2010. Em 2013, a parceria dos empresários com poder público vai dar mais visibilidade aos nossos restaurantes e bares”, disse a secretária.
Ainda segundo Claudia, a próxima edição do Guia deve incluir o Maceió Convention que também divulgar a gastronomia nos eventos que acontecem na cidade, além também de mostrar a importância da contribuição voluntária da taxa de turista que é revertida em promoção para os destinos turísticos de Maceió e Alagoas.
O presidente da Abrasel, Brandão Júnior, ressaltou que a ideia do guia surgiu de uma conversa de bastidores com a secretária de turismo de Maceió, Claudia Pessôa e a adjunta Claudia Paiva. No guia além de Maceió também tem empreendimentos das cidades de Paripueira e Marechal Doeodoro.
“Os hotéis estão sempre com boa taxa de ocupação, também queremos que este crescimento seja acompanhado pelo setor da alimentação fora do lar e o guia de bolso vai preencher está lacuna, porque será distribuído gratuitamente nos apartamentos dos hotéis e na empresa Display , através do empresário Mauro Vasconcelos, que cedeu o espaço gratuitamente para Abrasel ”, reforçou Brandão Júnior.
A união de esforços dos empresários, entidades e poder público vem trazendo excelentes resultados para o turismo em Alagoas. Para o presidente da ABIH-AL, Glênio Cedrim, a parceria da hotelaria com a Abrasel é mais uma conquista que fortalece o destino e destaca a gastronomia, um dos principais atrativos turísticos do Estado.
“Nesses últimos dez anos, temos trabalhando intensamente para ampliar a infraestrutura turística, a malha aérea e a divulgação do destino, e os resultados são vistos com a inauguração de novos hotéis, que hoje somam 18 mil leitos em Maceió e mais de 30 mil em Alagoas, assim como o aumento do número de voos, que passaram de 18 para 25 regulares diários, além da manutenção da taxa de ocupação que gira em torno de 70% ao ano. Agora estamos dando mais um passo para fortalecer o setor de alimentação fora do lar, tão importante para o turismo. Tenho certeza que muitas outras ações virão, beneficiando toda a cadeia produtiva”, destaca.
O presidente ainda destaca que o destino se prepara para a temporada de verão 2013/2014. “A previsão é receber mais de 30 mil turistas por semana, que vão circular por diversas cidades, pontos turísticos e também bares e restaurantes. “O mapa gastronômico será um ótimo guia para os nossos hóspedes, que terão mais essa fonte de informação. Estamos muito felizes em participar desse projeto junto à Abrasel e Semptur”, afirma Glênio.
Também no café da amanhã, a Abrasel apresentou a segunda edição da Semana Solidária da Criança, que acontece entre os dias 7 e 11 de outubro. O projeto vai atender 1.711 crianças de escolas municipais, estaduais, creches, abrigos ou orfanatos que vão pela primeira vez saborear a gastronomia alagoana em 34 restaurantes associados a entidade.
conteudo: Nide Lins – Ascom Semptur / Foto: Ascom Semptur
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.