Partido Trabalhista Brasileiro - PTB
Prefeito eleito em sufrágio universal
Alagoano, de Quebrangulo, José Lucena de Albuquerque Maranhão nasceu a 15 de maio de 1890. Tendo abandonado seus estudos no curso secundário, ingressou na Polícia Militar de Alagoas a 24 de julho de 1912. Em 19 de fevereiro de 1918, foi declarado aspirante, passando no mesmo ano a Segundo Tenente. Em 11 de março de 1922, foi promovido a Primeiro
Tenente e a 15 de setembro, a Capitão, sendo efetivado em 1924.
Em 1926, foi promovido a Major vindo a cumprir missão de caça ao cangaceiro Lampião e seu bando. Comandando uma das volantes, conseguiu, em 1928, Iquidar com o ‘’Rei do Cangaço’’ , em Angicos, Estado de Sergipe. Reformou-se em 1930. Em 1935, voltou á Polícia Militar, sendo promovido a Tenente-Coronel e, em 1938, a Coronel.
Foi o primeiro prefeito constituinte eleito de Maceió, em 1953, tendo sido antes prefeito de Santana do Ipanema e Deputado Estadual. Deixou várias realizações, como a pavimentação da estrada de acesso a Bebedouro e de várias ruas de Maceió, tendo construído algumas praças, uma das quais tem o seu nome.
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.