Partido Trabalhista Reformador - PTR
Prefeito nomeado pelo Interventor Federal
Nasceu em Capela, pertencente a uma destacada e numerosa família de Alagoas. Seu pai foi o coronel Gomes Melo, proprietário agrícola na cidade, e sua mãe, Cândida Gomes de Melo. Eustáquio Gomes de Melo faleceu no Rio de Janeiro, em julho de 1956, quando representava Alagoas na câmera baixa do país.
Chefiando Maceió de 11 de fevereiro de 1937 a 11 de março de 1941, Eustáquio Gomes de Melo concluiu no seu primeiro ano de administração o mercado municipal, o hospital de Pronto Socorro e o grupo escolar professor Agnelo Barbosa; colocou calçamento em diversas artérias, reformou a praça General Lavenére Wanderley, construiu sargetas na avenida Fernandes Lima, um novo relógio Oficial e demoliu o antigo mercado, onde hoje se encontra o CEPA.
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.