Partido Republicano Democrático - PRD
Prefeito nomeado pelo Interventor Federal
Nasceu a 22 de novembro de 1982, em Maceió, filho do Comendador Tibúrcio Valeriano de Araújo e de Dona Constância Carolina de Araújo. Bacharelou-se advogado a 16 de dezembro de 1908, pela Faculdade de Direito de Recife.
Voltando a Alagoas, exerceu a profissão de advogado, dirigiu o Diário Oficial e a Secretaria do Tribunal Superior do Estado, foi diretor da Secretaria do Interior, Secretário do Interior e da Fazenda, Interventor Interino e Deputado Federal, quando fez parte da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Federal; foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e Procurador Federal durante 37 anos.
Exercendo o cargo de prefeito de Maceió, de 11 de janeiro de 1933 a 13 de setembro do mesmo ano. Orlando Araújo fez o prolongamento da Avenida da Paz, o calçamento da Rua do Macena, calçamento da Praça e construção da Garagem da Rua Tibiriçá, cais do Riacho Salgadinho, calçamento do Cemitério de Nossa Senhora da Piedade e construção da Praça Napoleão Goulart. Casado com Tercila de Albuquerque Araújo, o ilustre alagoano faleceu a 8 de setembro de 1953.
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.