Ruas de Maceió

Informações

Tipo Logradouro: Praça
Nome Logradouro: Marechal Deodoro
Bairro: Centro
Antigo Largo das Princesas e Praça do Cotinguiba

História

Pesquisa e texto: José Bilú da Silva Filho      

Século XVIII. Casebres cobertos de palha de coqueiros. Área silente fazia o cenário do que hoje chamamos de Praça Deodoro. Com o tempo passando, o desenvolvimento do povoado aguçava-se ainda mais, e neste local apontava-se um lago batizado com o nome de Cotinguiba. Um componente da Câmara Municipal pôs fosse  mudado o nome para Largo das Princesas, em homenagem a Princesa Izabel e a sua irmã, a Princesa Leopoldina.

Após a Proclamação da Republica, algum “Cristão Novo”  propôs fosse da o nome de Praça Generalíssimo Manoel Deodoro  da Fonseca ao antigo largo mas o nome não pegou e a Praça continuou a ser das Princesas por algum tempo. O nome foi mudado, mas para a Praça Marechal Deodoro da Fonseca.
Segundo o pesquisador José Bilú das Silva Filho do Centro de Estudos e Pesquisas Maçônicas Craveiro Costa, no dia 5 de agosto de 1827, nasceu Deodoro da Fonseca, em Anadia, tendo como seus legítimos genitores capitão Manoel da Fonseca e dona Rosa Maria da Fonseca.
Cronologia Maçônica: No dia 20 de setembro de 1873 é iniciado na Loja Rocha Negra Oriente de São Gabriel Rio Grande do Sul. Em 19 de dezembro de 1889. É eleito 13º Grão-Mestre Gral do Grande Oriente do Brasil e soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Brasil. Em 1891 renuncia o cargo de Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil e de soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Brasil por motivo de doença. Conhecide com a Renuncia da Presidência do Brasil. Passa a ocupar o cargo de Presidente do Brasil outro alagoano Marechal Floriano Peixoto também maçom iniciado na Auqusta e Respeitável Loja Maçônica Amizade Alagoana.
O que nos deixa abismado é saber que no lugar onde hoje se encontra a Estátua, foi construído um teatro com o nome 16 de setembro, que apesar de já estar parcialmente concluído foi demolido não se sabe a razão. O Intendente Municipal, Dr. Demócrito Granindo (Brandão Gracindo), Urbanizou a Praça, utilizando-se do artista pintor Rosalvo Ribeiro.
Em 10 de março de 1910, foi solenemente colocada a pedra fundamental da estatua. Presentes o Dr. Euclides Malta, Governador do Estado, Dr. Demócrito Gracindo, intendente municipal entre outras autoridades Estaduais.

Texto original publicado em JH – Jornal de Hoje em quinta-feira 05/01/1995 

Continue pesquisando, ou volte para lista de ruas de Maceió.
Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top