Ruas de Maceió

Informações

Tipo Logradouro: Rua
Nome Logradouro: Barão de Anadia
Bairro: Centro
Lei Municipal: 3084 - 14/07/1983 Observação - Antiga rua da liberdade, do Palacio Velho, da Estação
Lei Municipal: 3084 - 14/07/1983
Observação: Antiga rua da liberdade, do Palacio Velho, da Estação

História

Antiga rua da Ladeira e Gabino Besouro.

Manoel Joaquim de Mendonça Castelo Branco foi deputado geral por Alagoas. Possuía o engenho Bueno Aires, em Camaragibe. Faleceu em 15 de setembro de 1886. Registrou Bráulio Fernandes Tavares: “Há uma resolução do Conselho Municipal, de 24 de março de 1893, denominando esta rua Avenida Gabino Besouro, resolução que se acha revogada pela lei 53, de 2 de março de 1899”. Por incrível que pareça a Prefeitura colocou na rua, esquina com 2 de dezembro, uma placa Rua do Comercio.   

Fonte: Livro Memorias de minha rua - Autor Felix Lima Junior

 

Nomeado Barão de Anadia em 21 de setembro de 1870. Nasceu em Porto Calvo no ano de 1820, filho do tenente-coronel Bernardo Antônio de Mendonça Sobrinho, cujo nome de batismo era Bernardo Antônio Paes de Mendonça, e de Ana Bárbara de Matos Castelo Branco. Era irmão de Jacintho Paes de Mendonça Castelo Branco, o Barão de Murici, e de Bernardo Antônio de Mendonça Castelo Branco.

Estudou Humanidades em Olinda, Pernambuco. Nesta mesma cidade matriculou-se, em 1835, na Faculdade de Direito, que foi fundada em 11 de agosto de 1827.

Recebeu o diploma de bacharel em 1839 e imediatamente foi para Lisboa, Portugal, onde permaneceu por três anos servindo no corpo diplomático.

De volta ao Brasil e à sua terra natal, foi nomeado juiz municipal e de órfãos “dos termos de Penedo e Porto da Folha (Traipu)”. Em seguida foi transferido para os termos de Anadia e Poxim.

Em novembro de 1847 disputou sua primeira eleição para deputado geral, ficando na primeira suplência com 255 votos. Voltou a concorrer nas eleições de 1849, quando conquistou o mandato ao obter a terceira maior votação. Foram 598 votos.

Foi nomeado juiz de direito da comarca de Porto Calvo (Porto Calvo e Camaragibe) em 29 de setembro de 1854.

Fonte: https://www.historiadealagoas.com.br 

 

Continue pesquisando, ou volte para lista de ruas de Maceió.
Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top