Ruas de Maceió

Informações

Tipo Logradouro: Rua
Nome Logradouro: Barão de Atalaia
Bairro: Centro

História

BARÃO DE ATALAIA - Rua - Centro - Antiga Boca do Poco e Entrada do Poço.

Lourenço Cavalcante de Albuquerque Maranhão era cunhado do Visconde de Sinimbu.  Faleceu em Nova Friburgo em 13 de fevereiro de 1867.  Comendador das Ordens de Cristo e da Rosa, foi agraciado com o título de Barão de Atalaia por decreto 19 de fevereiro de 1858.  Com grandeza, a partir de 14 de março de 1860. 

Fonte: Livro Memorias de minha Rua - Felix Lima Junior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Lourenço Cavalcanti de Albuquerque Maranhão, nasceu na Vila de Águas Belas, que quando da emancipação política de Alagoas, era incluída em seu território, até que, na República, Pernambuco se apossou, assim como fez com Bom Conselho e Corretes. O mapa de Alagoas no Império, não tinha o atual formado de águia, exatamente porque existiam esses vilas. Ele migrou para Atalaia e se projetou econômica e socialmente como rico proprietários de terras, produtor de algodão. Consfruiu seu sobrado de dois andares na praça central da capital da província (Maceió), que era conhecido como "Sobrado do Camocho", palavra portuguesa.alusão a dinheiro. Continua preservadíssimo e é sede da Aliança Comercial de Maceió.

Fonte: Grupo do FaceBook Maceió Antigo postado pelo prof. Jair Pimentel

Continue pesquisando, ou volte para lista de ruas de Maceió.
Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top