Ruas de Maceió

Informações

Tipo Logradouro: Rua
Nome Logradouro: Eduardo Pinheiro Lobo
Bairro: Tabuleiro do Martins
Lei Municipal: 2549 - 01/12/1989 Observação - LOT. TABULEIRO NOVO RUA
Lei Municipal: 2549 - 01/12/1989
Observação: LOT. TABULEIRO NOVO RUA

História

O engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo é o pioneiro das Relações Públicas no Brasil. Ele foi o fundador do primeiro Departamento de Relações Públicas da The São Paulo Tramway Ligth and Power Co. Limited, a Companhia Paulista de Energia Elétrica Ligth, em 1914, hoje denominada Eletropaulo Eletricidade de São Paulo S/A.
O mérito de Eduardo Pinheiro Lobo foi de criar, pela primeira vez no Brasil, um setor de Comunicação numa empresa estatal que tinha como objetivo principal manter a opinião pública paulista informada sobre as ações da Light. Nesta época, haviam muitos protestos populares contra os serviços oferecidos pelas empresas estatais, cuja baixa qualidade traziam grandes insatisfações no seio dos consumidores. Dessa forma, o trabalho das Relações Públicas no Brasil, nasceu tentando mudar a visão que as pessoas tinham, já no início do século e na cidade mais desenvolvida do país sobre a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas governamentais. Pinheiro Lobo, de formação técnica e sem conhecer profundamente os processos da Comunicação Empresarial, conseguiu manter um fluxo de informações entre a Ligth e a Opinião Pública e ganhou, aos pouco, confiança do público consumidor, criando uma imagem positiva da empresa. Pinheiro Lobo desenvolveu esta atividade na Ligth até 1935.

Colaboração: Afonso Cezar

Continue pesquisando, ou volte para lista de ruas de Maceió.
Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top