Frederico Otto Kummer: Foi um Médico Popular Pernambucano, nascido em Camaragibe em 16 de maio de 1903. filho do engenheiro Alemão Friedrich Otto Kummer e dona Francelina Guimarães Kummer. dedicou metade dos seus 85 anos vivídos ao povo da Cidade de Porto Real do Colégio em Alagoas. Cuidou da gente pobre, simples e doente, por trás do balcão de sua Farmacia Osvaldo Cruz. de "paludismo, anemia, asma, desnutriação até outras doenças comuns“ em uma região desasistida pela Saúde, foi o único médico local.
Conhecido humildemente como “Seu Otta”, ou por algum desconhecido como „Seu Osvaldo“ pela fato da farmacia se chamar Osvaldo Cruz. foi também vereador local. Quando jovem, percorreu todo o Nordeste trabalhando na criação de Estradas de Ferro da região, e estabelecendo sua vida na ultima construção que terminava em Porto Real do Colégio.
Ainda em sua homenagem foi lhe Concebido o Título de Cidadão Alagoano „ pelas suas realizações ao povo colegiense”, e uma Praça em seu nome, na mesma Cidade.Faleceu no final dos ano 80, na mesma cidade, sem assitência médica.
Texto e foto: Felipe Kummer
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.